FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tetra Pak com o apoio da Sociedade Ponto Verde lança campanha de reciclagem “Sempre no Amarelo”

Tetra Pak anuncia, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, o lançamento da campanha nacional “Sempre no Amarelo”, uma iniciativa que tem como objetivo promover a reciclagem e sensibilizar os consumidores para a correta separação das embalagens da Tetra Pak que devem ser colocadas no ecoponto amarelo.

Tetra Pak

A iniciativa engloba várias parcerias e conta com diferentes ações, suportes e formatos, para transmitir a mensagem que dá o mote à campanha. A campanha arrancou na passada segunda-feira, dia 3 de maio, nas manhãs da Comercial e redes sociais.

A cada ano estima-se que cerca de 20 000 toneladas de pacotes para bebidas (embalagens de leite, sumos, etc.) não chegam a ser recicladas. Os hábitos e comportamentos dos consumidores são fundamentais para alterar estas estatísticas, garantindo que as embalagens são encaminhadas corretamente para a reciclagem. O aumento da reciclagem em Portugal é uma prioridade para a Tetra Pak, que tem em curso um conjunto de ações que visam dar resposta a este desafio.

Inserida neste contexto, a campanha “Sempre no Amarelo” arranca este mês de maio a nível nacional, para apelar à correta reciclagem das embalagens da Tetra Pak no ecoponto amarelo, em todos os lugares e momentos de consumo. A campanha conta com o apoio da Sociedade Ponto Verde e irá estender-se até ao mês de julho, com recurso a diferentes ações, suportes e formatos.

De forma a impactar o maior número possível de consumidores, a Tetra Pak contará com vários parceiros, entre eles clientes, entidades privadas e públicas, como Câmaras Municipais, sendo que todos os municípios do país estão convidados a juntar-se a este movimento pela reciclagem.

Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade na Tetra Pak Ibéria, explica: «Existe uma franja considerável de consumidores que ainda não reciclam as embalagens da Tetra Pak. Existem também alguns indicadores que apontam para uma maior adesão ao processo de separação e reciclagem por parte dos consumidores quando estão em casa, mas que piora quando estão fora de casa num consumo on-the-go. Com esta campanha, queremos endereçar precisamente estes dois temas e fazê-lo da maneira mais simples, acessível e esclarecedora possível. Porque todas as embalagens da Tetra Pak devem ser recicladas e colocadas no contentor amarelo, independentemente do local ou contexto em que sejam utilizadas».

Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, afirma: «As ações de sensibilização que motivem os portugueses a uma maior adesão à separação das embalagens são essenciais para respondermos positivamente aos desafios e metas que temos pela frente. Uma mensagem esclarecedora como a da campanha ”Sempre no Amarelo” pretende mobilizar os cidadãos para a necessidade de aumentarem a sua participação na reciclagem dos pacotes para bebidas para que estas embalagens se transformem novamente em recursos, valiosos para uma maior proteção ambiental e para os desígnios de uma verdadeira economia circular».