FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tetra Pak apresenta exposição sobre alimentação saudável e sustentabilidade

Exposição “Boa Embalagem, Boa Vida” convida pais e crianças e realiza-se entre os dias 15 e 24 de agosto, no Fórum Sintra.

Texto: Sofia Monteiro Cardoso

Os principais objetivos passam por promover hábitos de alimentação saudáveis e a preservação ambiental. «Esta exposição ajuda precisamente a sensibilizar para a adoção de boas práticas, levando-nos a todos a refletir sobre como tornar o mundo melhor e a reduzir a pegada ecológica», afirma Miguel Ramos, diretor do Fórum Sintra.

Durante a exposição, os visitantes são convidados a viver a experiência completa da distribuição comum dos alimentos, desde a sua origem até às embalagens e reciclagem dos diferentes materiais.

O circuito está dividido em quatro etapas complementares. A experiência começa pelo espaço da quinta, onde os visitantes vão ter a oportunidade de recolher produtos agrícolas, tendo depois a missão de entregar e colocar o que foi recolhido no supermercado. Para passar à fase seguinte, as crianças têm que completar o desafio para receber uma embalagem que lhes dá acesso à etapa relacionada com a reciclagem, onde acontece um jogo interativo. Numa última fase é-lhes atribuída uma árvore, que será plantada no final do percurso.

Estão disponíveis dentro do recinto um atelier de reciclagem, um espaço para a realização de workshops e um painel com informação disponível sobre as embalagens da marca Tetra Pak.

A iniciativa já passou anteriormente por cidades como Lisboa e Vila Nova de Gaia e tem vindo a ser uma iniciativa bem recebida pela população. Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, defende que «o fato de o estarmos a fazer junto de um público mais jovem é, nosso entender, a maneira ideal de contribuirmos para a mudança no momento atual, já que são muitas vezes os mais novos os principais impulsionadores destes hábitos nas suas famílias».