Tetra Pak apoia lançamento do Guia sobre Rotulagem Alimentar

A Tetra Pak apoia o lançamento do e-book denominado “Rotulagem Alimentar – Um Guia para uma Escolha Consciente”, lançado esta quarta-feira,15 de março, dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

rotulagem

Trata-se de um guia promovido pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), com o apoio institucional da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), tendo como principal objetivo permitir aos consumidores fazerem escolhas alimentares mais informadas e conscientes.

Existe um crescente interesse social pelas questões relacionadas com a alimentação e a saúde que se reflete nas escolhas alimentares, o que tem vindo a acentuar a importância da rotulagem alimentar.

Com informações de caráter obrigatório e outras opcionais, os rótulos alimentares devem fornecer dados que permitam ao consumidor conhecer o produto, de forma a poder fazer escolhas conscientes e adequadas. A rotulagem é também uma ferramenta fundamental no acesso à informação sobre o correto armazenamento, preparação e consumo dos alimentos.

De forma a aumentar a informação disponível para os operadores económicos e profissionais do setor agroalimentar e com o intuito de ajudar o consumidor a tomar decisões informadas, o e-book "Rotulagem Alimentar – Um guia para uma Escolha Consciente", contém todas as informações relevantes sobre esta temática.

«Na Tetra Pak damos muita importância a todas as questões relacionadas com a segurança e qualidade alimentar. Através das nossas embalagens e da tecnologia de tratamento e enchimento que lhes estão associadas, proporcionamos aos produtores e, em última análise, também ao consumidor final, as melhores condições de embalamento, respondendo a todos os critérios para a máxima qualidade e segurança dos alimentos que chegam às nossas mesas», afirma Marina Sanchez, diretora de comunicação da Tetra Pak Ibéria.

«A questão da rotulagem é um tema fundamental pela necessidade de garantir aos produtores o cumprimento integral dos regulamentos aplicáveis e de informar com clareza os consumidores. É por esse motivo que apoiámos a APN no desenvolvimento deste e-book, com o intuito de ajudar o consumidor a tomar decisões informadas e a facilitar as suas escolhas alimentares. Consideramos que este é um contributo para a qualidade da informação no nosso mercado e para o cumprimento do direito do consumidor à informação», sublinha.

Com a entrada em vigor do Regulamento (UE) N.º 1169/2011 foram impostas novas obrigações e responsabilidades aos operadores do setor alimentar em matéria de informação sobre géneros alimentícios.

«O e-book trata-se de uma ferramenta que colocamos à disposição dos operadores económicos, dos profissionais do setor agroalimentar e dos consumidores de forma a potenciarem escolhas alimentares mais informadas e conscientes. Visa também alertar para a importância da leitura e das exigências legais atuais dos rótulos. Temos o dever de promover e informar a população sobre escolhas adequadas com impacto na qualidade de vida de todos nós», refere Célia Craveiro, presidente da direção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Dividido em quatro partes, o guia inicia-se pela explicação do que é a Rotulagem Alimentar, o enquadramento legal, a quem se aplica, as menções obrigatórias, a apresentação da rotulagem alimentar, a declaração nutricional e as informações voluntárias sobre os alimentos. Segue-se um capítulo dedicado às Alegações Nutricionais e de Saúde, com as suas definições, interpretação da informação com exemplos e a importância na escolha dos alimentos. Na terceira seção aborda-se a Composição do Rótulo - Guia Prático, explicando-se a leitura do rótulo alimentar e da informação nutricional, bem como os cuidados a ter no momento da aquisição de produtos alimentares. Por fim, foi dedicado um espaço a perguntas frequentes.

O guia é dirigido essencialmente ao setor alimentar e às atividades que impliquem a prestação de informações sobre os géneros alimentícios ao consumidor final.

A rotulagem alimentar é um conjunto de menções e indicações, marcas de fabrico ou comerciais, imagens ou símbolos, referentes a um género alimentício, que figura em qualquer embalagem, documento, aviso, rótulo, anel ou gargantilha que acompanham ou se referem a esse género alimentício.

O e-book encontra-se disponível em www.apn.org.pt.