TECNIPÃO/PACKAGING: chefs da geladaria disputam entrada no campeonato do mundo dos gelados
São 15 os jovens chefs da geladaria que, esta sexta-feira, vão lutar pelo título de 'melhor gelado de Portugal" e, com isso, representar o nosso país no campeonato 'Gelato Festival World Masters 2021'.
Este é um dos destaques do programa do segundo dia da TECNIPÃO - Salão Profissional de Máquinas, Equipamentos e Matérias-primas para a Panificação, Pastelaria e Confeitaria e PACKAGING - Salão Profissional de Embalagem para o Setor Alimentar, cuja sexta edição arrancou esta quinta-feira, na Exposalão da Batalha.
A Revista TecnoAlimentar é media partner do evento.
O primeiro dia registou uma enchente de visitantes, confirmando as melhores expetativas da organização que, até domingo, dia 15 de abril, espera uma afluência superior a 25 mil pessoas.
Os expositores mostram-se, também, agradados, esperando que esta edição, a exemplo das anteriores, seja pródiga em bons contactos e consequentemente, excelentes negócios.
Destacam o «dinamismo» do certame, marcado pela realização de vários seminários e palestras com temas cruciais para os setores representados.
O gelado é o tema em destaque na edição deste ano do certame.
A final nacional do festival do gelado é organizada pela Bensil - Benção Souto & Silva, uma empresa com sede em Odivelas e com 30 anos de atividade no nosso país.
Os 15 participantes vão ter de inventar um gelado, cujo sabor e criatividade vão ser apreciados por um júri, constituído pelos chefs Nelson Felix e Filipe Manhita (Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril), Silvino Galvão (professor) e Graça Calisto (Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares).
Com a edição 2018, o Festival do Gelado atinge o nono ano de atividade, tendo-se estreado em Florença em 2010, inspirando-se na ideia da 1ª receita de gelado do versátil arquiteto Bernardo Buontalenti, em 1559.
O evento tem expandido as suas fronteiras, nos últimos anos, tendo alargado horizontes até aos Estados Unidos o ano passado, e prepara-se agora para abraçar o planeta, com o campeonato mundial do “Gelato Festival World Masters 2021”.
O vencedor da final da Batalha representa Portugal na competição.
«A Bensil, segundo conta Teresa Barreiros, organiza a competição "atendendo à Importância crescente que o gelado vem assumindo no nosso país».
A empresa, que comercializa equipamentos para hotelaria, padaria, pastelaria e geladaria, disponibiliza as suas máquinas 'Carpigiani' para confeção dos gelados dos concorrentes.
Teresa Barreiros conta ainda que, nesta feira, a Bensil está a apresentar um novo parceiro de equipamentos para padaria, a marca espanhola Zelaieta. Não é a única novidade da feira.
O grupo de moagens Ceres, Granel, Carneiro Campos e Harinas Ceres aproveita esta edição da Tecnipão para apresentar, esta sexta-feira, o seu mais recente produto: o pão 'Vida Mais'.
Francisco Figueiredo explica que se trata de um produto «mais saudável», uma vez que é um pão produzido com farinha «100% integral, com pouco sal e fibras».
Para além deste pão, a empresa apresenta na feira os seus diversos tipos de farinhas para produção de pães, entre os quais, o pão da Baviera.
Tem um espaço próprio na sua área de exposição, onde confeciona os vários tipos de pão e os dá a provar aos visitantes. A Gergran, empresa de massas congeladas para padaria, pastelaria, viennoiserie e salgados, dá também a conhecer na Tecnipão a sua mais recente gama de produtos destinados ao cliente final.
A empresa, com sede em Alverca, e em atividade desde 2004, é uma das principais fornecedoras da restauração e hotelaria.
Inês Siqueira conta que a empresa trabalha essencialmente para o mercado português, mas tem crescido a nível de exportação, sobretudo com o seu produto 'Delifrance' sem glúten que, desde há três anos, é comercializado para o mundo todo.
"Bons contactos"
A Derovo, com sede em Pombal, apresenta os seus inovadores produtos, entre os quais, o ovo líquido pasteurizado.
Jorge Alexandre conta que, em relação à feira, a empresa tem «as melhores expetativas, a nível de contactos com futuros clientes».
O mesmo espera a Ovimafra, com sede em Mafra, e que apresenta vários produtos de doçaria tradicional para padarias e pastelarias. Mónica Carvalho conta que o objetivo nesta feira é «marcar presença e cativar novos clientes», para além de contactar com os já habituais.
Para além de empresas portuguesas, esta edição da Tecnipão/Packaging conta com a presença de alguns expositores internacionais. É o caso da Ireks, uma marca alemã de maltes e massas para padaria e pastelaria, comercializada a partir de Espanha para a Península Ibérica.
Anna Badia conta esperar «bons contactos», a exemplo do que aconteceu já nas anteriores edições em que a empresa participou.
«Correu bem e por isso voltámos a participar», diz.
A participar pela segunda vez, a empresa Rondo, marca alemã que fornece linhas de produção para croissants, espera, também, bons contactos nesta feira.
Pedro Duarte explica que, para além dos equipamentos já conhecidos dos clientes, a empresa apresenta, este ano, a máquina 'Ovo-Tech' (que parte o ovo e separa, automaticamente, a gema da clara).
«Esta é a melhor feira que se faz em Portugal para este setor e, por isso, não podíamos estar ausentes», afirma.
A opinião é partilhada por Paulo Leite, da Ferneto, com sede em Vagos.
«Temos esperança que esta feira, a exemplo das anteriores edições, corra muito bem, atendendo aos bons contactos que sempre aqui realizamos», declara.
A empresa comercializa vários equipamentos e soluções para padaria e pastelaria, todos de fabrico nacional.
Já a Moagens de Cereais de Setúbal aproveita a presença na Tecnipão para fazer a divulgação do seu novo polo de fabrico de massas alimentícias, uma nova área de negócio (Iberopasta) que vai lançar, no próximo verão, em Alcanena.
«Vamos mostrar a qualidade dos nossos produtos e, com isso, procuramos aumentar a carteira de clientes», afirma Renato Brazão.
O mesmo espera Paolo Artesi, da Martin Braun, que representa a marca alemã (Braun) de ingredientes para pasteis, gelados e sobremesas. «Estamos como expositores pela primeira vez mas já viemos como visitantes e achamos que esta feira tem uma grande dinâmica, esperando, por isso, bons resultados», afirma.
Na vertente do Packaging, a Baquelite Liz, com sede em Leiria, tem, também, boas expetativas em relação à presença nesta feira.
Andreia Carvalho conta que esta, que, com 72 anos de atividade, é a mais antiga fábrica de plásticos do país, decidiu participar na feira para «estar mais próxima dos seus clientes».
Em exposição tem uma panóplia dos seus produtos para embalagens. Já a Digidelta apresenta uma gama diversa das suas soluções para impressão digital, sobretudo personalizada, das marcas que comercializa, a Mimaki (japonesa) e a Decal (portuguesa).
Mário Mendes explica que, a participar pela primeira vez na feira, a empresa espera «um contacto mais próximo com os clientes habituais e a oportunidade de contactar com potenciais novos clientes» sobretudo para a área de personalização de soluções, à qual o mercado dedica cada vez maior atenção.
Paulo Castanheira, da Pack 4, com sede na Maia, explica que, na feira, a empresa apresenta «uma grande versatilidade de equipamentos que se podem incorporar nas linhas automáticas dos processos de embalagem».
«A Batalha é paragem obrigatória para contactar com os nossos clientes e é uma oportunidade para estar, tranquilamente, com eles», explica.