FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tailândia aumenta produção e exportação de carne de frango em 2017

A produção de carne de frango na Tailândia em 2017 pode vir a aumentar entre cinco a sete por cento, como consequência do crescimento da procura para exportação e ao aumento previsto na capacidade de produção, devido aos preços fortes, de acordo com as estimativas de uma informação realizada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

As previsões de produção para 2016 apontavam para cinco por cento acima da de 2015, graças aos contínuos aumentos nas exportações e os menores custos de alimentação.

O setor avícola tailandês tem sido capaz de evitar o potencial de estrangulamento, que podia se formar depois do governo tailandês impor a proibição de importar material genético dos estados Unidos da América (EUA) em dezembro de 2014.

A Tailândia mudou os fornecedores de genética, optando por empresas francesas, Países Baixos e Dinamarca.

Em relação ao consumo, prevê-se uma subida de três por cento em 2016 e de 4-5 por cento em 2017, em comparação com o ano anterior, em resposta à boa evolução do turismo e a prevista recuperação da economia tailandesa.

As exportações de carne de frango da Tailândia beneficiaram da subida da moeda brasileira frente ao dólar e a menor concorrência da China.

Espera-se que aumentem em oito por cento até 670 mil toneladas em 2016 e que cheguem às 730 mil toneladas em 2017.

Apesar das boas perspetivas das exportações tailandesas, o seu crescimento para o mercado da União Europeia está limitado pela quota de importação, o aumento da concorrência dos países produtores da Europa do Leste e o ambiente económico desfavorável da União Europeia.

Fonte: Agrodigital