FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Suíça precisa de mais manteiga

A organização sectorial de laticínios Suíça BO Milch apresentou um pedido ao governo suíço para novas importações de manteiga em 500 toneladas.

Manteiga

Nos últimos meses, a indústria de laticínios apresentou dois pedidos de importação de manteiga fora do contingente tarifário parcial existente no valor de 2.800 toneladas. Entretanto, foi demonstrado que estas quantidades não são suficientes para o seguro abastecimento interno de manteiga.

Um grupo de trabalho criado pelo BO Milch decidiu, portanto, solicitar ao Conselho Federal uma nova parcela de 500 toneladas. As toneladas adicionais destinam-se a garantir a disponibilidade de manteiga na Suíça para o Natal. A avaliação de que mais importações são necessárias foi compartilhada por uma grande maioria do grupo de trabalho.

A indústria presumia até setembro que a produção suíça, juntamente com as importações realizadas, seriam suficientes para o resto do ano. No entanto, foi demonstrado que esta avaliação era demasiado otimista.

Por um lado, as vendas de manteiga estão estáveis num nível elevado e, por outro, os especialistas de mercado esperam um aumento nos volumes de vendas domésticas nos próximos meses devido à situação da Covid-19. Isto decorre porque a alimentação em casa está a aumentar e as compras pelo turismo estão a diminuir.

Ambos levam a vendas de manteiga no mercado interno significativamente mais altas, como mostram os números da primavera.