FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Substância que existe nos queijos prolonga a vida e previne o cancro

Um novo estudo sugere que pode haver uma forma bem simples de prolongar a vida e de reduzir o risco de sofrer de cancro do fígado – comer cogumelos, soja, queijos envelhecidos, grãos e nozes, e outros alimentos ricos em espermidina.

leite

Em novembro passado, um grupo de cientistas europeus descobriu que um composto com o nome ‘espermidina’, existente nos queijos curados, ajuda as células a reparar partes danificadas e pode prolongar a vida.

Num estudo feito por cientistas austríacos em 2009, esta substância foi apresentada como a solução para alcançar a eterna juventude celular.

Agora, investigadores da Universidade Texas A&M descobriram que a ‘espermidina’ contida em alimentos como queijos envelhecidos, cogumelos, grãos e nozes, pode prolongar a vida e prevenir o cancro do fígado e a fibrose hepática, mesmo em pessoas predispostas a contrair essas doenças.

De acordo com o estudo publicado no jornal Cancer Research, a substância foi introduzida por via oral em ratos de laboratório, do início até ao fim da vida, e percebeu-se que viveram mais do que aqueles que não receberam a substância. O aumento foi até aos 25%.

«Nos seres humanos isso significa que, em vez de uma média de 81 anos, as pessoas podem passar dos 100 anos. É um aumento drástico», afirma o pesquisador Leyuan Liu.

Além disso, as cobaias que receberam ‘espermidina’ tiveram menos cancro do fígado e fibrose hepática, mesmo quando tinham uma predisposição natural para essas doenças. 

Fonte: AEIOU