FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Stock de queijo dos EUA atingiu um recorde histórico

Os Estados Unidos acumularam o seu maior stock de queijo dos últimos cem anos desde que os reguladores começaram a controlar, resultado da crescente produção doméstica de leite e do baixo interesse dos consumidores por leite.

queijo

O stock de 630,5 milhões de quilos, registado pelo Departamento de Agricultura na semana passada, representa um aumento de 6% em relação ao ano passado e um aumento de 16% desde que o excedente anterior provocou uma compra federal de queijo em 2016.

Os analistas dizem que os stocks de armazéns comerciais aumentaram devido à grande produção de leite.

A procura também caiu na medida em que os refeitórios das escolas fecham para o verão e os restaurantes deixam de oferecer os doces especiais que oferecem no inverno e início da primavera.

«A produção de leite continua a aumentar e o leite precisa de encontrar um destino», disse Lucas Fuess, diretor de mercado da HighGround Dairy, uma empresa de consultoria.

«A questão deste ano é que, com tanta oferta, será difícil para muitos produtores serem lucrativos».

Os excedentes de queijo tendem a crescer a cada ano. As vacas são mais produtivas na primavera, quando os dias são mais longos e a alimentação é melhor.

Ao mesmo tempo, os americanos tipicamente comem menos queijo agora do que durante as férias, o ano letivo e a temporada de desportos de inverno.

Mas os excedentes de verão estão a aumentar. Melhor genética significa que as vacas produzem mais leite e consolidação significa que as explorações mantêm mais vacas. Não conseguindo vender o leite líquido, a indústria transforma em queijo, manteiga e leite em pó.

«Acredito que continuaremos a alcançar recordes», disse John Newton, diretor de inteligência de mercado da American Farm Bureau Federation.

«Estamos a produzir mais leite. É inevitável. Esse leite precisa de ser transformado em algo armazenável».

Mas a enorme quantidade de queijo armazenado pode estar a ser um problema. Os preços dos queijos caíram nas últimas semanas, disse Fuess, uma resposta tanto ao superavit quanto às crescentes preocupações comerciais.

Essa queda é problemática, disse Mark Stephenson, diretor de análise de políticas de produtos lácteos da Universidade de Wisconsin, em Madison, porque o preço do queijo é um fator importante na equação usada pelo USDA para definir o preço que os produtores recebem pelo leite.

O preço atual - US $ 33,86 por 100 quilos - está cerca de um dólar abaixo da média de 2017 e bem abaixo do preço que muitos produtores dizem que precisam para cobrir os custos.

Fonte: The Washington Post