FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Startup Leiria e Grupo Lusiaves em digressão por três cidades para capacitar setor agroalimentar

A Startup Leiria e o Grupo Lusiaves promovem um roadshow para criar sinergias de valor acrescentado para todos os stakeholders do mercado agroalimentar e apresentar as tendências que estão a moldar o futuro da indústria. A incubadora e a empresa líder do setor avícola escolheram Évora como o primeiro destino da digressão de três dias (8, 9 e 10 de outubro), seguido de Alcobaça e Fundão.

 

A associação sem fins lucrativos Startup Leiria criou o roadshow Agrotech Talks, inserido no programa de aceleração Test4Food*, que vai percorrer as regiões de Évora, Alcobaça e Fundão, nos dias 8, 9 e 10 de outubro, respetivamente.

Em parceria com o Grupo Lusiaves, as três sessões do roadshow vão incidir em discussões sobre temas essenciais à área agroalimentar, como a inovação tecnológica, o acesso a apoios financeiros e a adaptação das empresas às novas exigências do mercado. Os participantes vão poder, ainda, receber inspiração de exemplos de startups locais que estão a revolucionar o setor e, com eles, explorar formas de aplicar essas inovações no seu próprio negócio. Além disso, o evento promove variados momentos de networking e aprendizagem de métodos para impulsionar os seus projetos.

“O Agrotech Talks é uma oportunidade única para reunir mentes inovadoras e soluções tecnológicas que podem transformar o setor agrícola. Este evento visa impulsionar o desenvolvimento sustentável e aumentar a competitividade das empresas através da adoção de novas tecnologias, colocando Portugal na vanguarda da inovação agroindustrial”, explica Vítor Ferreira, CEO da Startup Leiria.

“Esta iniciativa destaca-se como um palco crucial para a inovação no setor agroalimentar. No Grupo Lusiaves, acreditamos que o futuro da agricultura passa pela integração de tecnologias que otimizem a eficiência e a sustentabilidade. Este evento promove precisamente esse diálogo, conectando empresas, empreendedores e especialistas para construir soluções que fortalecerão o setor e a nossa posição no mercado”, adiciona Hugo Gaspar, administrador do Grupo Lusiaves.

Cada paragem conta com um painel de oradores diferente, dos quais se destacam Mário Luís, partner na AgroInsider, João Xavier, fundador da Animob, Paulo Pires, gestor financeiro da Mazars, Daniel Abegão, fundador da CFER (Centre for Food Education and Research), Ricardo Gonçalves, Paulo Gaspar, cofundador e CEO da Brainr, José Gonçalves, cofundador e CEO da The Cricket Farming Co., Rui Almeida, diretor de operações da Consulai, Cristiana Silva, diretora de RH da Frutas Classe, Luís Martins, diretor de serviços do Food4Sustainability e Gil Domingues, gestor da Uniovo.

Os interessados podem inscrever-se em qualquer um dos dias do roadshow neste formulário e consultar mais informações aqui.

*Focado em tecnologias como a Inteligência Artificial, robótica, Internet das coisas, ciência dos dados e Big Data, e conectividade, o Test4Food é um testbed que procura PME e startups do setor agroalimentar, nomeadamente nas áreas da agricultura, economia circular e indústria, que desejem impulsionar o seu modelo de negócio. Promovido pela Startup Leiria e pela Lusiaves, o programa oferece um conjunto de ferramentas digitais para apoiar as empresas a ultrapassar o “vale da morte” (expressão dada à fase early stage em que a maioria das startups tende a falhar), testar e validar os seus novos produtos e serviços digitais e a promover a transição digital do setor em que atuam. Consulte mais informações aqui.