FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

SPV e Beta-i procuram novas ideias para promover reciclagem

Estão abertas as inscrições para o Re-Source, programa de inovação colaborativa promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV) e pela Beta-i. Destinado a startups com projetos de inovação no âmbito da reciclagem, o programa aponta a empreendedores de todo o Mundo, que têm até 16 de Maio para se candidatarem.

ANIL

Os participantes são desafiados a trabalhar com a SPV na criação de projectos-piloto que visem aumentar as taxas de reciclagem junto dos consumidores (canal doméstico e Horeca). Além disso, também está prevista a criação de novas soluções para categorias específicas de resíduos (como alumínio ou diferentes tipos de plástico).

A recolha selectiva de embalagens aumentou 13%, em Portugal, no ano passado face a 2019, de acordo com dados reportados pela SPV. Além disso, nove em cada 10 portugueses afirmam reciclar embalagens.

Segundo Pedro Rocha Vieira, CEO e co-founder da Beta-i, «os dados da recolha selectiva de embalagens mostram-nos que tem existido uma evolução considerável nesta prática, mas temos noção que ainda há um caminho a percorrer e espaço para inovar». O novo programa de aceleração surge nesse sentido.

As startups seleccionadas irão participar no Collaboration Design Sprint, em que também estarão presentes a SPV e parceiros da cadeia de valor do sector, incluindo retalhistas, produtos de sacos do lixo, designers ambientais, municípios com grupos de com foco na gestão de resíduos, entre outros.

Durante quatro meses, todos irão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de projectos-piloto adaptados a diferentes desafios. Em Outubro, cada solução desenvolvida na fase de bootcamp será depois apresentada ao ecossistema e testada no contexto real.

«Ao longo dos 25 anos de actividade da SPV temos feito uma grande aposta em implementar diversos programas de inovação e desenvolvimento. Através desta parceria com a Beta-i pretendemos reforçar este investimento na inovação do sector, encontrando soluções inovadoras e disruptivas que atendam aos desafios que encontramos no processo de separação de resíduos e de reciclagem», acrescenta Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

Fonte: ANIL