FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Smurfit Kappa obtém dois PPI Awards, graças à aposta na sustentabilidade e na segurança

A Smurfit Kappa, um dos maiores fabricantes integrados de embalagens à base de papel do mundo, com operações na Europa e na América, obteve dois galardões nos prestigiados Fastmarkets Forest Product PPI Awards. Esta conquista deveu-se à sua participação no projeto HYFLEXPOWER de sustentabilidade e no lançamento de “100 histórias sobre segurança” que aborda a segurança a partir da perspetiva dos colaboradores. 

O HYFLEXPOWER, um inovador projeto de investigação sobre energias renováveis que começou na fábrica de papel que a empresa tem em Saillat (França), obteve o premio Energia Verde e Biocombustíveis. Trata-se do primeiro piloto no mundo a introduzir um demonstrador integrado de turbina de gás de hidrogénio, e representa uma importante colaboração entre indústrias, organismos académicos e institutos de investigação.

O objetivo global do HYFLEXPOWER é demonstrar a viabilidade industrial do conceito de armazenamento de eletricidade em forma de hidrogénio e, em última instância, utilizar este hidrogénio como fonte de energia renovável. A fase inicial do projeto, em que se testou com êxito o hidrogénio com uma mistura de 30% de hidrogénio e 70% de gás natural, teve lugar com sucesso em novembro.

Por sua vez, o projeto “100 histórias sobre segurança”, criado pelos trabalhadores da fábrica da Smurfit Kappa em Tijuana (México), obteve o prémio Risco e Segurança. Destaca os desafios de segurança que representa trabalhar com maquinaria e analisa o valor da segurança a partir da perspetiva do colaborador.

Para o levar a cabo, foi elaborado um livro com ilustrações de um artista local. O projeto teve tal acolhimento que, embora inicialmente só incluísse histórias dos colaboradores da fábrica de cartão canelado de Tijuana, agora está a ser ampliado para incluir outras fábricas da Smurfit Kappa.

Saverio Mayer, CEO da Smurfit Kappa Europa, garantiu que “estamos muito orgulhosos por ter obtido estes dois galardões nos prémios mundiais PPI, com um nível de participação muito elevado. É magnífico ter recebido este reconhecimento para o projeto piloto de hidrogénio, porque, na Smurfit Kappa, concentramo-nos em reduzir as nossas emissões com a melhor tecnologia disponível e, ao mesmo tempo, testamos novas inovações que nos ajudem a atingir os nossos objetivos Better Planet 2050”.

Por sua vez, Juan Pablo Pérez, CEO da Smurfit Kappa América do Norte, acrescentou ser “uma grande honra ver reconhecido o projeto “100 Histórias sobre segurança” nos Prémios PPI deste ano. A segurança é um valor fundamental, pelo que nos pareceu importante reforçar o comportamento seguro de uma forma nova e atrativa, tomando como referência a perspetiva dos nossos colaboradores que trabalham tanto nas fábricas como nos escritórios. Até agora tem sido um êxito e queremos repeti-lo em vários centros”.