FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Smurfit Kappa, empresa líder em soluções de embalagem, festeja 5 anos

O primeiro Experience Centre lançado pela Smurfit Kappa em Espanha, Portugal e Marrocos faz 5 anos e converteu-se na referência de inovação no setor das embalagens sustentáveis. Um espaço inaugurado em 27 de abril de 2017, pioneiro na sua classe, que abriu as portas à análise, experimentação e desenho de soluções de packaging de cartão personalizadas.

O objetivo: ajudar os seus clientes a melhorar rapidamente a sua imagem de marca, proteger os seus produtos e otimizar eficientemente as suas cadeias de fornecimento, ao mesmo tempo que cumprem os mais elevados padrões de sustentabilidade em packaging. Desde então, mais de 350 empresas de diferentes setores de produção já puderam experimentar em primeira mão tudo o que a embalagem pode fazer pelos seus negócios.

Nos seus mais de 550 m2, este centro de inovação, situado em Madrid, coloca à disposição dos seus clientes ferramentas únicas que os ajudam a otimizar os seus negócios através do packaging. Entre estas, destacam-se as InnoTools, aplicações digitais que ajudam a identificar oportunidades de melhoria nas cadeias de fornecimento das empresas produtivas: Innobook, uma base de dados que recolhe os designs de embalagem desenvolvidos pela Smurfit Kappa em todo o mundo pelos seus mais de 1 000 designers, e que serve de conhecimento e inspiração para os seus clientes; Store Visualiser que, graças à Realidade Virtual e à Simulação 3D, simula e compara a presença da embalagem com o respetivo produto no ponto de venda; e Pack Expert, uma tecnologia que procura eficiências logísticas, e reduz custos e o impacto ambiental da cadeia de fornecimento.

São ferramentas inovadoras disponíveis neste Centro de Inovação pioneiro que se somam a serviços inovadores como SupplySmart, destinado a localizar poupanças na cadeia de fornecimentos dos seus clientes através da embalagem; ShelfSmart, que analisa e potencia o impacto do packaging no ponto de venda, permitindo às marcas e aos produtos diferenciarem-se e destacarem-se no linear; ou o eSmart, que desenvolve embalagens para comércio eletrónico e serviço ao domicílio com base na produtividade, na logística e na experiência do consumidor. Além disso, no Experience Centre de Madrid trabalham com os diferentes departamentos comerciais e designers das 12 fábricas de cartão canelado que a empresa tem na Península, em contacto direto com os clientes, organizando workshops temáticos e formações online ou presenciais que já ajudaram mais de 2 000 pessoas a gerar mais vendas, mitigar riscos ou reduzir custos nas suas cadeias de fornecimento.

Jesús Rivas, Business Development & Innovation Manager da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, assegura que “o Experience Centre representou um desafio para o setor da embalagem desde o seu lançamento. Um espaço único que já transforma há 5 anos a criatividade em inovação com as nossas ferramentas exclusivas de análise e design, com o objetivo de desenvolver para os nossos clientes ótimas soluções de embalagem eficazes, inovadoras e sustentáveis que impulsionem o crescimento dos seus negócios”.

Este centro de I+D, juntamente com o Agri Experience Centre, centro de Inovação localizado em Alicante e o único especializado em inovação de embalagem agrícola, fazem parte da rede de 28 Experience Centres interligados entre si que a Smurfit Kappa espalhou por todo o mundo, com o objetivo de investigar e definir a proposta de embalagem ideal para cada produto, cliente e necessidade.