FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

SGS compra startup portuguesa da área de biologia molecular

A SGS, que atua no setor de serviços de certificação e inspeções de mercadorias e sistemas, adquiriu um laboratório de referência em Portugal para a UE na área da biologia molecular, a Biopremier, uma startup nascida na Faculdade de Ciências de Lisboa considerada pioneira na aplicação do NGS (Next Generation Sequencing) no setor agroalimentar.

Sem detalhar os valores envolvidos na operação, João Marques, presidente da SGS Portugal, citado num comunicado da companhia suiça, salienta que «(...), a aquisição da Biopremier permite que o Grupo SGS tenha em Portugal, um centro global de investigação, desenvolvimento e inovação, que funcionará com hub regional de análises de biologia molecular da SGS». 

A Biopremier foi fundada em 2003 e rapidamente se tornou um caso exemplar de empreendedorismo quando os fundadores, após a crise da “carne de cavalo”, procuraram dar resposta analítica a essa situação, através do desenvolvimento de um novo método que veio provocar uma alteração no paradigma nas análises alimentares.

Este método utilizado pela Biopremier, ao invés de pesquisar a presença/ausência de determinada espécie num alimento, identifica a totalidade das espécies presentes no mesmo.

Até então, o NGS era fundamentalmente dirigido a ensaios clínicos para humanos. Através do trabalho desenvolvido pela Biopremier foi possível alargar o espetro de aplicação do NGS ao setor agroalimentar.

O comunicado refere ainda que a aposta na investigação e inovação por parte da Biopremier não se restringe ao setor agroalimentar, já que o NGS pode ser aplicado a inúmeros produtos de vários setores, como o cosmético ou o têxtil. Qualquer amostra que contenha DNA é passível de ser analisada pelo NGS. 

Fonte: Diário Digital