FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Sessão Ponto de Encontro | "Emergência Climática e Sistemas Alimentares de Proximidade"

Os sistemas alimentares têm vindo a ganhar destaque na agenda política internacional como resposta ao contexto global de crise económica, climática e pandémica. Olhar para a alimentação como um sistema complexo que inclui diversas componentes, da produção ao consumo, permite, simultaneamente, pensar como beneficiar a saúde humana, ambiental e económica do planeta.

Garantir uma alimentação responsável e sustentável implica, pois, colocar a alimentação como um aspeto central do modelo de planeamento e desenvolvimento territorial.

Em Portugal, apesar de se assistir ao surgimento de muitas iniciativas relacionadas com o estabelecimento de circuitos curtos alimentares, os processos que têm por base o planeamento do sistema alimentar numa perspetiva de ordenamento do território e de gestão da paisagem, dão ainda os primeiros passos.

Para responder a estes desafios, surge a Rede de Parques Agroalimentares da Área Metropolitana de Lisboa, fundada recentemente por vinte entidades locais, regionais e nacionais.

Contaremos como se constituíram, qual o conceito e visão estratégia que estabeleceram para a próxima década, e como pretendem alavancar a transição alimentar na AML.

Sessão gratuita, mas inscrição obrigatória, sujeita a validação.

Ponto de Encontro

A iniciativa Ponto de Encontro tem por base a organização de encontros temáticos regulares, organizados pela Lisboa E-Nova desde 2006, cujo objectivo é promover o diálogo sobre áreas relevantes para o desenvolvimento sustentável na Cidade de Lisboa.

O público-alvo do Ponto de Encontro são os municípios, agências de energia, associações, ONGs, entidades públicas, empresas, alunos de ensino superior e profissionais dos sectores em análise e os temas estão ligados às áreas de atuação da Agência: Energia, Água, Economia Circular, Biodiversidade, Sensibilização Ambiental e Smart Cities.