FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Segurança e Transparência em toda a cadeia de abastecimento

A rastreabilidade incompleta é, em primeiro lugar proibida por lei, a fim de proteger os consumidores e, em segundo lugar tem custos para empresa. Em caso de erros, as fábricas de alimentos podem esperar penalizações, sinónimo obrigatório de custos. As devoluções estão normalmente associadas à perda de imagem e renome da empresa e em casos extremos pode mesmo estar na origem de situações de crise interna.

Além disso, a colaboração com parceiros comerciais e grandes supermercados não é possível se a total transparência dos produtos não estiver devidamente assegurada. De modo a alcançar rastreabilidade total, as indústrias devem documentar todos os seus processos, passo a passo. Se isso não acontecer de forma automática, esse trabalho torna-se moroso, cansativo e pior, propenso a erros. As fábricas de alimentos são aconselhadas a automatizar e digitalizar este processo escolhendo o parceiro informático correto.

O Grupo CSB tem vindo a desenvolver soluções especificas de gestão para o setor alimentar desde há 40 anos. É capaz de gerir a empresa a 360º porque na era da Indústria 4.0 o sistema ERP reforça o seu papel já importante de coluna vertebral dos sistemas de informação da sua empresa. Desde a área de compras, produção e otimização de receitas, sistemas Rastreabilidade completa ao longo da cadeia de abastecimento. Rastreabilidade total a montante e a jusante. de pesagem e preço integrados para preparação de encomendas eficiente, sem esquecer, claro, da rastreabilidade ao longo de toda a cadeia de abastecimento. É importante referir que a CSB oferece soluções ERP para empresas de todos os tipos e tamanhos e mantem o lema de se adaptar aos processos já existentes nas empresas adquirindo a experiência de projetos passados para se valer dela em projetos futuros. Está implementado em mais de 1200 empresas pelo mundo e são estas matadouros, salas de desmancha, aviários, salsicharias, panificadoras, fábricas de peixe, de lacticínios, de vegetais, de delicatessen, cosméticos e farmacêuticos e químicos, entre outros.

TRANSPARÊNCIA TOTAL EM QUALQUER ETAPA DO PROCESSO

O módulo de rastreabilidade da CSB, CSB-Traceability, assegura eficiência e rastreabilidade plena de todos os produtos. Como um “efeito secundário”, oferece também um valor acrescentado de importante relevo: graças à transparência, todo o processo pode ser gerido de forma mais eficiente, reduzindo custos e aumentando a qualidade dos produtos, obtendo assim, uma vantagem competitiva significativa. Com o CSB-Traceability pode gerir, documentar e controlar todo o fluxo das matérias-primas, desde a sua compra, passando pelos armazéns, processo de transformação, gestão de qualidade, etiquetagem e pesagem, até ao seu estado final e expedição. Tudo de forma totalmente automatizada e integrada. Todos os dados de origem e processamento são introduzidos e transmitidos aos clientes e bases de dados externas, como fTRACE, mynetfair ou ATC.

RASTREABILIDADE TOTALMENTE INTEGRADA

A implementação do CSB-Traceability requer uma análise prévia das áreas a ser integradas. Baseado nos processo e grau de detalhe estabelecido para os números de lote, pontos de captura de dados e pontos críticos de controlo ao longo do fluxo das matérias-primas e fluxo de informação, assim como a estrutura de dados a ser processados. Resumidamente, a integração de toda a cadeia de abastecimento garante:

• Entrada de dados online sem duplo trabalho;

• Processamento dos dados online sem soluções/softwares isolados (em ilha);

• Documentação completa num software ERP específico da indústria;

• O tempo e esforço para documentação e identificação é reduzido;

• Fluxo de matérias-primas transparente;

• Segurança legal e limitação de riscos.

CUMPRIMENTO DAS LEIS, DIRETIVAS, CERTIFICAÇÕES E NORMAS INTERNACIONAIS

O CSB-Traceability garante o cumprimento das mais importantes leis, diretivas e regulamentos, assim como normas internacionais. Alguns exemplos: Regulamentos da União Europeia, BRC (padrão global de segurança alimentar), Global GAP (boas práticas agrícolas), HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos), IFS (normas internacionais) e SQF. Regras nacionais/locais são também tidas em consideração, assim como o cumprimento internacional de etiquetagem e identificação de produtos. Um sistema de rastreabilidade completa é, na maior parte dos casos, um requisito imposto pelos grandes clientes internacionais.

TODA A INFORMAÇÃO À DISTÂNCIA DE UM BOTÃO

À distância de um botão, em questão de segundos, o CSB-System dá-lhe a informação precisa de rastreabilidade por lote, no caso da carne bovina também por a sua marca auricular. Isto dá-lhe acesso direto a todos os dados quando necessários. Questões relativas a origem e responsabilidade podem ser clarificadas imediatamente e situações de imbróglios são evitadas e até mitigadas. 

RÁPIDA E EFICIENTE PARA A SUA SOLUÇÃO PERSONALIZADA

Os especialistas da CSB conhecem a indústria alimentar e os seus processos específicos em detalhe e por isso estão habilitados a ajudar as empresas na implementação de uma solução de rastreabilidade individual. Já presente na versão standard, o CSB-System possui funcionalidades para dar resposta a todos os desafios da indústria alimentar. Graças à total integração de módulos, como Compras, Armazém, Produção, Vendas, Logística, Planeamento, Gestão de Qualidade, Contabilidade, Contabilidade de Ativos, Arquivo de Documentos, Business Intelligence, os clientes da CSB alcançaram resultados notáveis ao nível da otimização de processos, redução de custos e tempos de implementação mais rápidos.

Wolf Wurstspezialitäten GmbH utiliza o CSB-Traceability para facultar informação do produto em todos os canais ao mesmo tempo

Transparente e seguro

• Etiquetagem das matérias-primas na receção, incluindo detalhes sobre número de artigo e nome, data de entrada, quantidade, localização no armazém, fornecedor e número de lote;

• Os fornecedores das matérias-primas usadas, assim como os consumidores dos produtos acabados, podem ser rapidamente identificados à distância de um botão;

• Codificação dos dados de rastreabilidade em embalagens individuais em códigos de barras 2D (QR Codes, Data Matrix, etc.)

• Transferência automática de dados para a plataforma online “mynetfair”.

Benefícios para o cliente: Controlo integrado de toda a cadeia de abastecimento; Mais transparência; Processos de produção otimizados e um aumento da taxa de fiabilidade de entrega.

Empresa: Processa 180 toneladas de matérias-primas na fábrica de Schwandorf. Uma unidade come 22.000 m2. www.wolf-wurst.de

Gama de produto: Carne processada.

Empregados: Aproximadamente 1800

CSB-System SE

An Fürthenrode 9-15

52511 Geilenkirchen

Alemanha

pedro.alvares@csb.com
T: 00351 925 259 833 | M: 00351 925 259 833

www.csb.com

Nota de Redação

Artigo publicado na edição n.º 33 da Revista TecnoAlimentar.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes contactos:

Telefone: 910 641 718

E-mail: redacao@agropress.pt