FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Segurança alimentar e eficiência na produção: o segredo está nos lubrificantes

A indústria alimentar enfrenta grandes desafios e precisa de aliados de força que, por um lado, garantam a qualidade dos seus produtos e, por outro, assegurem processos de produção eficientes. Consciente das reais exigências do setor, a FUCHS desenvolveu quatro gamas de lubrificantes para a indústria alimentar: CASSIDA, RENISO, SUPERLA e RIVOLTA.

O foco das soluções de lubrificação de Qualidade Alimentar da FUCHS está em todas as etapas do processo de produção de alimentos e bebidas. Estas gamas de lubrificantes asseguram elevados padrões de qualidade e desempenho técnico nos processos de produção, processamento, engarrafamento e embalamento, tanto de alimentos como de bebidas e rações de animais. Para além de garantir a maior segurança dos produtos alimentares, estes lubrificantes FUCHS permitem uma maior eficiência no próprio processo de produção de forma a promover uma vida útil mais longa de máquinas e sistemas.

Quanto às normas da indústria alimentar BRCGS e IFS, o rigor tem vindo a aumentar para garantir bebidas e alimentos seguros. Por isso mesmo, a sua implementação está a ser alargada a toda a cadeia de fornecimento. Assim, a FUCHS homologou os seus lubrificantes de forma a cumprirem essas normas e também produz os fluidos segundo a norma ISO 21469, uma forma de apresentar valor acrescentado.

De acordo com o conhecimento e experiência da FUCHS, os lubrificantes de Qualidade Alimentar do futuro têm de ser de base sintética de forma a serem totalmente isentos de substâncias críticas como os hidrocarbonetos aromáticos (MOAH) e os hidrocarbonetos saturados (MOSH), como é o caso da sua gama CASSIDA.

As Auditorias LCCP, que a FUCHS também disponibiliza, permitem uma avaliação global prévia da segurança alimentar das empresas em termos da lubrificação. Para quê? Para garantir que as empresas estão em linha com os requisitos HACCP. Na auditoria são considerados aspetos de otimização da lubrificação, aumento da segurança alimentar, avaliação do armazenamento e da manipulação de lubrificantes. Para além disso, são verificados os sistemas e métodos de lubrificação para uma revisão das práticas implementadas.

Enquanto os lubrificantes desempenham o seu trabalho de elevada performance e mantêm tudo a funcionar, a FUCHS assegura um Serviço de Assistência Técnica com uma equipa dedicada para antecipar possíveis problemas e resolver todas as situações que possam surgir.