FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Salmonella e Campylobacter continuam a mostrar altos níveis de resistência aos antibióticos

 A resistência aos antibióticos nas bactérias Salmonella e Campylobacter ainda é elevada, segundo um relatório divulgado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) e pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).

A campilobacteriose foi a zoonose mais notificada na UE em 2020 e a causa mais frequentemente notificada de doenças transmitidas por alimentos. As bactérias Campylobacter de seres humanos e aves continuam a mostrar resistência muito alta à ciprofloxacina, um antibiótico fluoroquinolona, que é comumente usado para tratar alguns tipos de infeção humana bacteriana.  

Tendências crescentes de resistência contra a classe de antibióticos fluoroquinolona têm sido observadas em humanos e frangos para Campylobacter jejuni. Em Salmonella enteritidis, o tipo mais comum de Salmonella em humanos, observaram-se tendências crescentes de resistência à classe de antibióticos quinolona/fluoroquinolona. Em animais, a resistência a estes antibióticos em Campylobacter jejuni e Salmonella enteritidis foi geralmente moderada a alta.

No entanto, apesar das tendências crescentes de resistência a determinados antibióticos, a resistência simultânea a dois antibióticos de importância crítica — continua a ser baixa para E. coliSalmonella e Campylobacter em bactérias tanto de seres humanos como de animais produtores de alimentos.

Observou-se um declínio na resistência às tetraciclinas e à ampicilina em Salmonella de seres humanos em nove e dez países, respetivamente, no período 2016-2020, o que foi particularmente evidente em Salmonella typhimurium. Apesar do declínio, a resistência a esses antibióticos ainda permanece alta em bactérias de seres humanos e animais.

Além disso, em mais de metade dos países da União Europeia, observou-se uma tendência decrescente estatisticamente significativa na prevalência de E. coli produtora de β-lactamase de largo espetro (ESBL) em animais produtores de alimentos. Este é um achado importante, uma vez que cepas particulares de E. coli produtora de ESBL são responsáveis por infeções graves em humanos.

A resistência ao carbapenem continua a ser extremamente rara em E. coliSalmonella de animais produtores de alimentos. Os carbapenemes são uma classe de antibióticos de último recurso e quaisquer achados que mostrem resistência a estes em bactérias zoonóticas são preocupantes.

Embora os resultados e as tendências sejam coerentes com os dados comunicados em anos anteriores, a pandemia de COVID-19 teve um impacto na quantidade de dados comunicados, em especial no que diz respeito à saúde pública.

Uma ferramenta interativa de visualização de dados mostra níveis de resistência em seres humanos, animais e alimentos, país por país em 2019 e 2020.

Além disso, os dados relativos à resistência alimentar humana e aos antibióticos transmitidos pela água são publicados no Atlas de Vigilância de Doenças Infecciosas do ECDC (sob as doenças campilobacteriose, salmonelose e shigelose, respetivamente).