FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Salmonella, a causa mais comum de surtos de origem alimentar na União Europeia

Quase um em cada três surtos de origem alimentar na UE em 2018 foram causados por Salmonella. Esta é uma das principais conclusões do relatório anual sobre tendências e fontes de zoonoses publicado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

Salmonella Europa

Em 2018, os Estados-Membros da UE notificaram 5 146 surtos de origem alimentar que afetaram 48 365 pessoas. Um surto de doença transmitida por alimentos é um incidente durante o qual pelo menos duas pessoas contraem a mesma doença do mesmo alimento ou bebida contaminada.

Eslováquia, Espanha e Polônia foram responsáveis por 67% dos 1 581 surtos de Salmonella. Esses surtos foram principalmente relacionados a ovos.

«As descobertas do nosso mais recente eurobarómetro mostram que menos de um terço dos cidadãos europeus classificam a intoxicação alimentar por bactérias entre as suas cinco principais preocupações quando se trata de segurança alimentar. O número de surtos relatados sugere que há espaço para aumentar a conscientização entre os consumidores, pois muitas doenças transmitidas por alimentos são evitáveis, através da melhoria das medidas de higiene durante a preparação de alimentos», explica a cientista-chefe da EFSA, Marta Hugas.

A salmonelose foi a segunda infecção gastrointestinal mais comumente relatada em humanos na UE (91 857 casos relatados), após a campilobacteriose (246 571).