FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Sabugal recebe Sessão sobre as Novas Regras da Rotulagem

rotulagemA 24 de Março, pelas 14h30, o auditório municipal do Sabugal, acolhe uma sessão de esclarecimento dedicada às novas regras da rotulagem.

As questões práticas que surgem no dia-a-dia, quando lidamos com a compra ou consumo de produtos alimentares, tenderão a ficar mais claras com a aplicação de um novo enquadramento legal trazido pelo regulamento comunitário sobre informação ao consumidor.

São estas as motivações que levaram a Associação Empresarial do Sabugal (ADES) a promover a iniciativa.

Recorde-se que o regulamento (UE) Nº1169/2011 de 25 de outubro do Parlamento Europeu aprova novas regras de rotulagem dos alimentos, passando esta a ser mais clara e legível para permitir aos consumidores escolherem mais facilmente o que pretendem adquirir.

O referido regulamento atualiza as regras da UE aplicáveis à rotulagem dos géneros alimentícios, fundindo num único diploma legislativo as diretivas sobre a rotulagem.

De acordo com as novas regras, o valor energético e a quantidade de lípidos, ácidos gordos saturados, hidratos de carbono, açúcares, proteínas e sal terão de ser referidos de forma legível no rótulo dos produtos.

Os rótulos dos produtos alimentares vão passar a ter 12 informações diferentes, incluindo valores nutricionais, cuja menção era, até agora facultativa.

Toda a informação relevante em matéria nutricional deve constar no mesmo campo visual, num formato tabular, de modo a ser facilmente identificada pelos consumidores.

As novas regras entraram em vigor a 13 de dezembro de 2014, sendo obrigatório informar os clientes sobre a presença de alimentos considerados alergéneos nos produtos que lhes fornecer.

Ler aqui.