FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Resíduos de pesticidas em alimentos

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou o seu relatório anual sobre resíduos de pesticidas encontrados em alimentos na União Europeia. O relatório baseia-se em dados das atividades oficiais de controlo nacional realizadas pelos Estados-Membros da UE, Islândia e Noruega e inclui amostragem direcionada e aleatória.

Pesticidas em alimentos EFSA

Um total de 91 015 amostras foram analisadas em 2018, 95,5% das quais estavam dentro dos níveis legalmente permitidos. Para o subconjunto de 11 679 amostras analisadas como parte do programa de controlo coordenado pela UE (coleta aleatória), 98,6% das amostras estavam dentro dos limites legais.

O relatório fornece uma visão geral da presença de resíduos de pesticidas nos alimentos na UE e de qualquer possível risco para a saúde do consumidor. Este também fornece aos gestores de risco informações importantes nas quais basear as decisões em relação a futuras medidas de controlo.

Bernhard Url, diretor executivo da EFSA, realça que «há muitos anos que este relatório apoia o trabalho da Comissão Europeia e dos Estados-Membros, que tem como objetivo garantir o uso adequado de pesticidas, em conformidade com a legislação e os objetivos da UE. A coleta eficiente e a análise rigorosa desses dados continuarão a ser de importância central para garantir a segurança dos alimentos vendidos na União Europeia».