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Revista TecnoAlimentar

Receitas dos 250 maiores retalhistas mundiais crescem 5,2% no último ano fiscal

As 250 maiores empresas mundiais de retalho geraram um total de receitas agregadas de 5,11 biliões de dólares no ano fiscal de 2020 (exercícios fiscais encerrados em 30 de junho de 2021), o que representa um crescimento de 5,2%, segundo o estudo Global Powers of Retailing 2022 da Deloitte.

O Top 3 é novamente composto por três multinacionais norte-americanas. O ranking mundial continua a ser liderado pela Walmart (559,151 mil milhões de dólares), seguido da Amazon (213,573 mil milhões de dólares) e da Costco Wholesale Corporation (166,761 mil milhões de dólares).

A lista das 10 maiores retalhistas do mundo continua a ser dominada por empresas sediadas nos Estados Unidos (7), ainda que, e pela primeira vez, durante o ano fiscal de 2020 se tenha assistido à entrada de um retalhista chinês (JD) no Top 10.

Segundo a edição anual do Global Powers of Retailing da Deloitte, os 10 maiores retalhistas mundiais têm em conjunto uma participação de 34,6% da receita total do Top 250, em comparação com 32,7% no ano homólogo. O crescimento da receita de retalho no Top 10 no ano fiscal de 2020 também aumentou 8 pontos percentuais em relação ao ano anterior, para 12,4%.

O Top 250 inclui ainda duas empresas portuguesas, com a Jerónimo Martins a ocupar 49ª a nível mundial, um lugar acima comparativamente ao ano anterior, com um crrscimento de 3,5% e com receitas consolidadas de 20,860 mil milhões de dólares. A Jerónimo Martins está presente em três países (Pingo Doce e Recheio em Portugal, Biedronka e Hebe na Polónia, e, Ara na Colômbia).

Por seu turno, a Sonae subiu 14 posições e ocupa agora o 144º lugar do Top 250 do ranking a nível mundial. Durante o período em análise a empresa portuguesa atingiu receitas consolidadas de 7,6 mil milhões de dólares no retalho, o que correspondeu a um aumento de 7.6%.

A Sonae gere um portefólio diversificado de negócios nas áreas do retalho, serviços financeiros, tecnologia, centros comerciais e telecomunicações, com presença em mais de 60 países. O negócio de retalho inclui os setores alimentar, de eletrónica e de moda, abrangendo marcas como Continente, Worten, Wells ou Zippy.

O maior setor de produtos continua a ser o de bens de consumo rápido (produtos vendidos rapidamente e com custo relativamente baixo), que representa 66,4% da receita de retalho das 250 maiores empresas.

O estudo Global Powers of Retailing da Deloitte revela ainda que, com 55% dos consumidores a afirmarem comprar produtos ou serviços sustentáveis, os retalhistas estão a ajustar as suas cadeias de abastecimento em prol das tendências de crescimento sustentável e consumo responsável.

A maioria dos retalhistas no Top 250 demonstra ter delineado compromissos ESG e feito esforços na promoção de métricas nesta área.

Para responder às preocupações dos clientes, como millennials e geração Z, os retalhistas colocam no centro das suas estratégias de negócio a sustentabilidade das suas marcas e dos seus produtos.

João Paulo Domingos, Partner e líder do setor de Consumer da Deloitte, explica que “apesar de 2021 ter sido um ano muito desafiante devido ao aumento da inflação, à escassez de mão de obra e às interrupções causadas pela pandemia na cadeia de abastecimento, o setor do retalho está numa trajetória de crescimento, com os principais players a conseguirem responder aos desafios mais exigentes que estes novos tempos impõem”.