FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Químicos nos alimentos

Os produtos químicos são blocos de construção essenciais para tudo no mundo. Toda a matéria viva, incluindo pessoas, animais e plantas, consistem em produtos químicos. Todos os alimentos são compostos de substâncias químicas. Os produtos químicos dos alimentos são inofensivos e muitas vezes desejáveis - por exemplo, nutrientes como hidratos de carbono, proteínas, gordura e fibras são compostos de compostos químicos.

Químicos nos alimentos

Muitos destes ocorrem naturalmente e contribuem tanto para uma dieta equilibrada, quanto para a nossa experiência alimentar.

Os produtos químicos podem, entretanto, ter uma variedade de propriedades toxicológicas, algumas das quais podem causar efeitos em humanos e animais. Normalmente, estes não são prejudiciais, a menos que sejamos expostos a estes por muito tempo e a níveis elevados.

Os cientistas ajudam a proteger contra estes efeitos prejudiciais, estabelecendo níveis seguros. Este parecer científico informa os responsáveis pela tomada de decisão que regulamentam o uso de produtos químicos nos alimentos ou procuram limitar a sua presença na cadeia alimentar.

As substâncias químicas podem desempenhar um papel importante na produção e preservação de alimentos. Os aditivos alimentares podem, por exemplo, prolongar a vida útil dos alimentos; outros, como cores, podem tornar os alimentos mais atraentes. Aromas são usados ​​para tornar os alimentos mais saborosos. Os suplementos alimentares são usados ​​como fontes de nutrição.

Os materiais de embalagem de alimentos e recipientes, como garrafas, copos e pratos, usados ​​para melhorar o manuseamento e o transporte dos alimentos, podem conter substâncias químicas como o plástico, cujos elementos podem migrar para os alimentos. Outros produtos químicos podem ser utilizados ​​para combater doenças em animais de exploração ou plantações ou, às vezes, podem ser encontrados em alimentos como resultado de um processo de produção, como aqueciment /cozimento ou tratamento de descontaminação.

Algumas plantas e fungos produzem naturalmente toxinas que podem contaminar as plantações e ser uma preocupação para a saúde humana e animal. As pessoas também podem ser expostas a compostos químicos de ocorrência natural e sintéticos, presentes em vários níveis no ambiente, por exemplo, no solo, na água e na atmosfera. Os exemplos incluem poluentes industriais, como dioxinas e PCBs. Uma variedade de metais pode estar presente naturalmente no meio ambiente ou como resultado da atividade humana.

Como contribuição para o Acordo Verde Europeu, a EFSA e a Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) elaboraram um documento de posição conjunta em torno da ideia de uma substância - uma avaliação para os produtos químicos.

O artigo analisa a situação atual e propõe soluções que apoiam a simplificação, redução de custos e maior previsibilidade regulatória. As propostas principais são um mecanismo de coordenação central, melhor coordenação ou distribuição entre agências de tarefas (inclusive sobre misturas químicas) e acesso a todos os dados disponíveis no mesmo formato estruturado.