Químicos nos alimentos
Os produtos químicos são blocos de construção essenciais para tudo no mundo. Toda a matéria viva, incluindo pessoas, animais e plantas, consistem em produtos químicos. Todos os alimentos são compostos de substâncias químicas. Os produtos químicos dos alimentos são inofensivos e muitas vezes desejáveis - por exemplo, nutrientes como hidratos de carbono, proteínas, gordura e fibras são compostos de compostos químicos.
Muitos destes ocorrem naturalmente e contribuem tanto para uma dieta equilibrada, quanto para a nossa experiência alimentar.
Os produtos químicos podem, entretanto, ter uma variedade de propriedades toxicológicas, algumas das quais podem causar efeitos em humanos e animais. Normalmente, estes não são prejudiciais, a menos que sejamos expostos a estes por muito tempo e a níveis elevados.
Os cientistas ajudam a proteger contra estes efeitos prejudiciais, estabelecendo níveis seguros. Este parecer científico informa os responsáveis pela tomada de decisão que regulamentam o uso de produtos químicos nos alimentos ou procuram limitar a sua presença na cadeia alimentar.
As substâncias químicas podem desempenhar um papel importante na produção e preservação de alimentos. Os aditivos alimentares podem, por exemplo, prolongar a vida útil dos alimentos; outros, como cores, podem tornar os alimentos mais atraentes. Aromas são usados para tornar os alimentos mais saborosos. Os suplementos alimentares são usados como fontes de nutrição.
Os materiais de embalagem de alimentos e recipientes, como garrafas, copos e pratos, usados para melhorar o manuseamento e o transporte dos alimentos, podem conter substâncias químicas como o plástico, cujos elementos podem migrar para os alimentos. Outros produtos químicos podem ser utilizados para combater doenças em animais de exploração ou plantações ou, às vezes, podem ser encontrados em alimentos como resultado de um processo de produção, como aqueciment /cozimento ou tratamento de descontaminação.
Algumas plantas e fungos produzem naturalmente toxinas que podem contaminar as plantações e ser uma preocupação para a saúde humana e animal. As pessoas também podem ser expostas a compostos químicos de ocorrência natural e sintéticos, presentes em vários níveis no ambiente, por exemplo, no solo, na água e na atmosfera. Os exemplos incluem poluentes industriais, como dioxinas e PCBs. Uma variedade de metais pode estar presente naturalmente no meio ambiente ou como resultado da atividade humana.
Como contribuição para o Acordo Verde Europeu, a EFSA e a Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) elaboraram um documento de posição conjunta em torno da ideia de uma substância - uma avaliação para os produtos químicos.
O artigo analisa a situação atual e propõe soluções que apoiam a simplificação, redução de custos e maior previsibilidade regulatória. As propostas principais são um mecanismo de coordenação central, melhor coordenação ou distribuição entre agências de tarefas (inclusive sobre misturas químicas) e acesso a todos os dados disponíveis no mesmo formato estruturado.