FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Queijo Milhafre da Ilha Terceira recebe Superior Taste Award pelo International Taste Institute

O queijo curado de vaca da Ilha Terceira, um dos queijos de especialidade da marca Milhafre dos Açores, conquistou o prémio Superior Taste Award, do prestigiadoInternational Taste Institute. A distinção, atribuída por um júri de mais de 200 Head-Sommeliers e Chefs de restaurantes com estrelas Michelin, é concedida aos produtos que apresentem uma pontuação total de degustação acima de 70%. Milhafre da Ilha Terceira obteve uma pontuação total de 83.2%, o que equivale a duas em três estrelas.

A textura cremosa de excelência do queijo Milhafre da Ilha Terceira não deixou o júri do Internacional Taste Institute indiferente. O açoriano, único e singular, de sabor intenso e pronunciado, foi avaliado em cinco parâmetros diferentes, com excelentes resultados: primeira impressão (84%), visão (82%), olfato (83%), sabor (84%) e, por fim, textura (82%).  

“Esta distinção pelo prestigiado e exigente júri do Internacional Taste Institute enche-nos de orgulho, sendo um reconhecimento para Milhafre dos Açores enquanto marca especialista em queijos de origem açoriana. A verdade é que, desde 2005, milhares de produtos são avaliados anualmente, mas apenas os melhores são premiados, pelo que não podíamos estar mais felizes com este Superior Taste Award e com esta avaliação de 83.2%, que corresponde a duas em três estrelas. Este é um prémio de excelência para o nosso queijo curado de vaca da Ilha Terceira, que tem de facto um sabor de outra natureza que não deixa ninguém indiferente”, sublinha Pedro Cunha, Gestor de Marca da Milhafre dos Açores.

O International Taste Institute, fundado em 2005 e sediado em Bruxelas avalia e certifica o sabor de alimentos e bebidas de todo o mundo. O júri é composto por mais de 200 chefs e sommeliers de renome de 15 associações europeias de culinária e sommelier, que realizam uma avaliação sensorial objetiva através da rigorosa metodologia de degustação às cegas. Além de pontuar o desempenho do produto de acordo com os cinco critérios sensoriais padrão acima descritos, o júri fornece comentários e sugestões para melhorias adicionais do produto e harmonização de alimentos.

Recorde-se que em novembro do ano passado, o queijo da Ilha Graciosa, outro dos queijos de especialidade da Milhafre dos Açores, também venceu o prémio de "Melhor Queijo de Vaca (cura prolongada)" no concurso "Queijos de Portugal".