FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Quais as soluções de acessórios que garantem a segurança alimentar?

O setor da indústria alimentar sempre foi bastante sensível quando se trata de higienização e desinfeção, uma vez que todo o processo de produção pelo qual os alimentos passam tem um elevado risco de contaminação. Desde as matérias-primas utilizadas, até ao processamento dos alimentos, há uma grande necessidade de implementar regras e normas que visem garantir a segurança do consumidor.

As empresas que comercializam produtos alimentares devem garantir o cumprimento das Normativas CE, tais como a Lei de Regulação Geral da Alimentação (CE) 178/2002. Esta lei abrange todas as fases da produção, processamento e distribuição de alimentos e ração animal.

Mas essa preocupação não vem de agora! Na União Europeia por ano morrem cerca de 25 000 pessoas e existe uma perda de 1,5 mil milhões de euros com cuidados de saúde acrescidos e perdas de produtividade, devido à resistência aos agentes antimicrobianos. O nível de resistência antimicrobiana tem aumentado a nível mundial devido a vários fatores, entre eles estão as más praticas de higiene e medidas insuficientes de prevenção contra infeções.

Assim o setor da indústria alimentar pode fazer a sua parte na prevenção da saúde pública com a utilização de materiais antimicrobianos, tais como a Linha San da Elesa+Ganter.

Ao utilizar produtos que garantem a segurança alimentar está, automaticamente, a assegurar:

  • Identificação da sujidade - Os produtos Food Safe potenciam a identificação da sujidade, uma vez que são produzidos com cores para esse feito, normalmente cor branca ou aço inoxidavél. Para além disto, os ângulos são suavizados e deixam de existir reentrâncias para que não se acumulem bactérias, detritos e lixo nas mesmas.
  • Eliminação de perigos físicos - A utilização de materiais específicamente desenhados para o efeito da segurança alimentar, faz com que deixem de existir corpos e materiais estranhos envolvidos no processo. Isto é, os materias utilizados são todos certificados e ideais para o efeito e os acessórios são totalmente selados para que não deixem entrar outros materiais “intrusos”.
  • Eliminação de perigos químicos - Ao utilizar acessórios Food Safe, está, automaticamente, a dizer adeus às grandes operações de limpeza, uma vez que estes acessórios facilitam todo o processo. Assim, deixa de haver tanto contacto com produtos químicos, que revelam ser uma ameaça para a segurança alimentar.
  • Rapidez nos processos - Passar menos tempo a limpar significa que os tempos de paragem reduzem e, consequentemente, aumentam os tempos de produção e rapidez nos processos.
  • Custos reduzidos - A longo prazo, estes produtos trazem um grande retorno do investimento devido ao facto de já não haver um custo tão dispendioso em operações e produtos de limpeza.

Continue a ler este artigo na Revista Tecnoalimentar nr. 32.