FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Promover a inclusão e transferência de conhecimento e de tradições interculturais através da criação de saladas

O Food4Sustainability é parceiro do projeto In-Salads, um projeto Erasmus+ cujo principal objetivo é promover a alimentação sustentável e a nutrição saudável através da capacitação de adultos num processo de intercâmbio cultural facilitado pela utilização de ferramentas digitais. Coordenado pelo Centro Provincial de Educação de Adultos de Udine (CPIA, Itália), o In-Salads conta com parceiros europeus, entre os quais o Food4Sustainability (F4S, Portugal), a Associação de Universidades Populares da Extremadura (AUPEX, Espanha), a Instituição para a Educação de Adultos (DANTE, Croácia) e a Academia Internacional de Financiamento Europeu (EGInA, Itália).

Com a duração de 1 ano, este projeto abordará temas cruciais como a sustentabilidade ambiental, através da promoção de competências digitais, usando a narração de histórias como principal método para a educação e a consciencialização. O principal objetivo é sensibilizar os participantes para a importância da sustentabilidade alimentar e da alimentação saudável, promover o intercâmbio cultural através da partilha de receitas tradicionais de saladas.

A reunião de início do projeto teve lugar nos dias 1 e 2 de fevereiro em Udine, Itália, e serviu para estabelecer os objetivos do projeto e resolver dúvidas entre os parceiros da Croácia, Itália, Espanha e Portugal. Para além de trabalharem em estratégias de cooperação, disseminação e gestão do projeto, foram discutidos os temas da sustentabilidade, intercâmbio intercultural e dos desafios digitais.

As atividades do projeto iniciam já em março de 2024, e incluirão uma formação de formadores em alimentação saudável e sustentável, organizado pelo Food4Sustainability, e de narração de histórias digitais e produção de vídeo, organizado pelo parceiro EGInA. Posteriormente, cada parceiro organizará atividades locais para a promoção destas temáticas, com foco na criação de saladas interculturais como ferramenta para a inclusão e transferência de conhecimento e de tradições interculturais.

O projeto In-Salads é um projeto KA210 - Parcerias de pequena dimensão para a educação de adultos, financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.