FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Projeto Portugal Excecional 2.0

O Projeto Portugal Excecional 2.0 – Promoção internacional do setor agroalimentar português 2020/2021, promovido pela PortugalFoods, tem como principal objetivo a capacitação do tecido empresarial do setor agroalimentar para a internacionalização, através de iniciativas que apoiem a criação de conhecimento e a promoção internacional do setor, contribuindo para o aumento das exportações e da visibilidade internacional do setor agroalimentar português.

Portugal Excecional 2.0

Este projeto prevê a realização de um conjunto de atividades cujo objetivo principal é capacitar e criar mecanismos de suporte à internacionalização do setor agroalimentar português.

Atividades previstas no projeto

Análise e vigilância de mercados

- Estudos macroeconómicos de mercados prioritários e inclusão de novos mercados na plataforma Radar de Mercados Internacionais.

- Identificação de oportunidades e constrangimentos de acesso a novos mercados.

- Atividades de prospeção, com aproveitamento de sinergias existentes, quer nos mercados já consolidados quer na penetração em novos mercados.

Estudo e análise do perfil do consumidor internacional de produtos portugueses

- Opinião, conhecimento e consumo de produtos portugueses e identificação de lojas onde são comercializados em 4 países europeus.

- Estudo e análise das preferências do consumidor internacional de produtos portugueses – definição de necessidades e tendências para o desenvolvimento de novos produtos.

- Identificação e caracterização da rede de lojas/supermercados que comercializam produtos portugueses nas principais cidades de Espanha, França, Alemanha e Itália.

- Identificação de oportunidades de penetração para novos produtos.

- Identificação de fatores críticos de concorrência.

- Estudo de opinião, conhecimento e consumo de produtos portugueses proveniente de provas cegas: “Do you know me?” (França e Alemanha) – sensibilização para a qualidade e diferenciação dos produtos portugueses e onde podem ser adquiridos.

Capacitação do setor agroalimentar para a internacionalização

- Workshops sobre marketplaces digitais, desafios logísticos, literacia financeira e outras temáticas.

Promoção internacional do setor agroalimentar português

- Feiras, missões inversas e eventos de promoção dos produtos e da gastronomia portuguesa.

- Participação em Feiras Internacionais em 2021: Food & Health Ingedients Europe, ISM (Alemanha), Organic Food Iberia (Espanha) e SIAL Canadá.

- Ação de Promoção/Mostra da Gastronomia Portuguesa em São Francisco (EUA), em parceria com a TAP.

- Ações de ativação e promoção da marca PortugalFoods.

- Fóruns e Missões Inversas com compradores Internacionais.

Este projeto é financiado pelo COMPETE2020, Portugal2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.