FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Programa da igus para a reciclagem de calhas articuladas ganha velocidade

Os componentes para máquinas fabricados em plástico há muito que se tornaram indispensáveis na indústria. Por isso é natural perguntar qual será a situação de reciclagem no final da sua duração de vida. Uma resposta possível é dada pela igus, especialista em motion plastics.

No programa de reciclagem de calhas articuladas, os clientes podem enviar as calhas articuladas que já não utilizam à igus para reciclar e, em troca, recebem um vale no valor do material enviado , independentemente do fabricante das calhas articuladas. Uma das empresas que experimentou o programa chainge é o fabricante de máquinas Busch Microsystems.

«É uma situação vantajosa para todos, quer para o ambiente quer para nós como empresa», afirma Dominik Benz da Busch Microsystems Consult GmbH. O diretor de projeto do fabricante de máquinas de Langenlonsheim foi confrontado com a situação de um cliente não poder aceitar um sistema de módulos lineares multiaxial com 3 eixos, recentemente desenvolvido e já construído. No final, teve de ser desmontado. E as calhas articuladas, que pesavam um total de 400 quilos, deixaram subitamente de ser necessárias. Então, onde é que se devem eliminar as calhas articuladas? «O nosso consultor da igus apresentou-nos o programa de reciclagem chainge da igus, que recicla calhas articuladas instaladas», recorda Dominik Benz. «Os meus colegas e eu ficamos de imediato interessado no programa».

Reciclado de forma sustentável em vez de simplesmente incinerar

O objetivo do programa de reciclagem chainge é reciclar o plástico das calhas articuladas, reutilizá-lo e, portanto, integrá-lo num ciclo de materiais recicláveis. Como tal, é possível enviar as calhas articuladas em plástico inutilizadas e limpas para a igus, independentemente do fabricante e receber em troca um voucher. Os plásticos são então classificados por tipo de material, triturados e preparados de modo a manter os standards de qualidade no processo de produção. Os plásticos de empresas externas são postos à venda como material granulado.

Esta é uma alternativa sustentável, dado que normalmente a calha articulada é simplesmente eliminada juntamente com outros resíduos plásticos. A reciclagem quase nunca ocorre. Na maioria das fábricas, o procedimento habitual consiste em remover as calhas articuladas das máquinas e colocá-las em contentores de resíduos industriais. Os plásticos são então, na sua maioria, incinerados. Um processo que já não é uma opção para Dominik Benz. "Não podemos e também não fechamos a nossa mente ao tema da reciclagem, bem pelo contrário".

Helmut Rath, Chefe da Engenharia na IBG Automation, concorda: «Tudo o que fazemos pelo nosso ambiente é, em última análise, um capital bem empregue. O processo de retorno foi simples e direto.»

A Busch Microsystems e a IBG Automation estão entre um número crescente de empresas para as quais, a reciclagem de plásticos, está a desempenhar um papel cada vez mais importante. Com o recente carregamento de 3,4 toneladas em Singapura, o maior carregamento até à data, quase 17 toneladas já foram recolhidas em todo o mundo, no programa de reciclagem chainge da igus, e reprocessadas localmente. «Este é um primeiro passo», esclarece Angelina Donner, Engenheira Lean na igus. «Trabalhamos todos os dias para convencer cada vez mais clientes a enviar as suas calhas articuladas para o processo de reciclagem».

Os projetistas da Rhineland-Palatinate são da mesma opinião, visto que querem continuar a participar no programa de reciclagem chainge no futuro, como sublinha Dominik Benz. « Experimentamos muitas coisas novas no desenvolvimento diário. Há sempre alguns restos de calhas articuladas. De agora em diante, vamos recolhê-los centralmente e enviamo-los de volta à igus uma vez por ano para que sejam reciclados»