FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Produção industrial cai em setembro 0,8% na área euro e 1,6 em Portugal

O indicador da produção industrial registou um recuo de 0,8% na zona do euro em setembro, face a agosto, com Portugal a contabilizar um decréscimo de 1,6% e o conjunto da União Europeia a decrescer 0,7%, indicam dados do Eurostat corrigidos das variações da sazonalidade.

Segundo informação divulgada, o gabinete europeu de estatística, a produção na indústria da área euro tinha crescido 1,8 pontos percentuais (p.p.) em agosto, mais 1,6 pontos na União Europeia dos 28 (UE-28), com Portugal a crescer 1,3% em base mensal.

Na comparação com Setembro de 2015, variação em base homóloga, a produção aumentou em 1,5 p.p. na área euro, impulsionada sobretudo pela produção de bens não duradouros, mais 1,9 por cento, bens de consumo intermédio, 1,3 pontos, enquanto o fabrico de bens de consumo duradouro decresceu em 0,2%, estima a mesma fonte.

Enquanto Lituânia, Eslovénia e Estónia lideraram as variações percentuais positivas, Portugal apontou um crescimento de 1,6%, mais 2,8 p.p. em agosto, com a Dinamarca, França e Irlanda a apontarem as quedas relativas mais pronunciadas no conjunto da UE.

Fonte: Dinheirodigital