FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Preparar a despensa para enfrentar isolamento sem alarmismo

No inquérito da Deco sobre como estão a reagir os portugueses ao coronavírus, um em cada 10 inquiridos revelou ainda ter aumentado os stocks de comida e água em casa. As circunstâncias podem levar a um aumento exponencial da procura de produtos alimentares.

Se a corrida aos hipers e supermercados se intensificar, os estabelecimentos podem acionar o racionamento de bens alimentares como medida preventiva, como previsto na lei em caso de notória escassez. Pretende-se assim garantir o acesso a bens essenciais a todos os que deles necessitam e não apenas aos que chegam mais cedo aos supermercados.

A Deco elabrou um conjunto de dicas essenciais para preparar a sua dispensa nesta fase. Para começar, prepare a sua lista tendo em conta a composição da família e o que tem no frigorífico e na despensa. Faça uma revisão dos prazos de validade. Nas compras, aposte em produtos com uma duração mais alargada, para evitar o desperdício de alimentos. 

Se comprar produtos frescos, como verduras e fruta, deve consumi-los em primeiro lugar, para não se estragarem. Pode ainda comprar carne, peixe e legumes, para congelar.

É boa ideia pensar em alternativas em conserva como as leguminosas, peixe, legumes, salsichas, entre outros. Os ovos são outra opção para obter proteína e, em regra, com um grande prazo de validade. A alimentação saudável é um dos aliados para se manter em forma. 

Como o “cozinheiro/a” de serviço também pode ficar doente, previna-se com refeições prontas a comer que devem ser a exceção. Por exemplo, uma pizza que só precisa de microondas para ficar preparada.