FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Prémio OIV 2016 - Enologia atribuído ao livro “Química Enológica”

O Júri de Prémios da OIV - Organização Internacional da Vinha e do Vinho, no decurso da reunião realizada em Paris, a 6 de julho, decidiu atribuir o Prémio OIV 2016, na categoria Enologia, ao livro "Química Enológica - métodos analíticos. Avanços recentes no controlo da qualidade dos vinhos e de outros produtos vitivinícolas”.

livro

Esta obra teve a coordenação científica de A.S. Curvelo-Garcia e de Paulo Barros, com nota de abertura de Fernando Bianchi de Aguiar e prefácio de Jorge Calado, sendo editada pela Agrobook – grupo Editorial AGROTEC.

Na edição do Prémio OIV 2016, foram atribuídos 12 prémios e 13 menções honrosas tendo sido apreciados 40 trabalhos, selecionados a partir de 76 candidaturas recebidas. A presente edição deste prestigiado Prémio foi, segundo comunicado da OIV, uma “grande colheita”dada a qualidade das obras em competição.Estiveram representados 27 países, um recorde desde a criação do Prémio OIV, sendo esta candidatura submetida pela CNOIV - Comissão Nacional da OIV, em outubro de 2015.

A obra premiada evidencia os novos conhecimentos sobre o controlo da qualidade de vinhos e de outros produtos de origem vitícola, agregando, ao longo das suas 823 páginas, o conhecimento que tem sido acumulado em Portugal nas últimas décadas, nos vários centros de investigação, universidades e outras organizações.

"Química Enológica - métodos analíticos”, obra que revela a importância da investigação na área da Enologia que tem vindo a ser desenvolvida em Portugal, contou com a colaboração de 31 investigadores e técnicos portugueses em múltiplas matérias nas quais são hoje notáveis especialistas, detentores do mais alto nível técnico e científico existente em Portugal.

Tratando-se de uma das poucas obras publicadas em língua portuguesa sobre esta temática e dada a profundidade e abrangência invulgar das matérias tratadas, é um referencial da maior importância quer para os laboratórios de controlo de qualidade do sector vitivinícola quer para os docentes e estudantes do Ensino Universitário ou Politécnico.