PRA-TØ quer premiar combate ao Desperdício Alimentar
Iniciativa da Sociedade Civil e do Governo, o PRAT0 (www.prat0.pt) tem como missão distinguir a implementação de políticas e modelos de boa gestão no combate ao desperdício alimentar, por entidades públicas e privadas, com e sem fins lucrativos, ou pessoa individual com boas práticas em responsabilidade social.
Este concurso, cujas candidaturas decorrem, em www.prat0.pt, entre 1 de maio e 10 de junho, premiará o que de melhor se faz no país no combate ao desperdício alimentar nas áreas:
- Iniciativa de Mobilização
- Melhores Práticas
- Voluntariado
- Receita das Sobras
- Comunidade Alimentar Sustentável
Os critérios de avaliação de candidatura diferem de acordo com a categoria, mas a originalidade e a criatividade da iniciativa/ação no combate ao desperdício alimentar é comum a todas.
A cerimónia de lançamento contou com a participação da Reitora da Universidade de Évora e da Vice-Presidente da Associação Nacional de Municípios, que apresentaram iniciativas que tanto universidades como municípios têm já no terreno e que contribuem para a diminuição do desperdício alimentar.
Perante uma plateia que integrava os signatários do compromisso de combate ao desperdício alimentar assumido no passado Dia Mundial da Alimentação e outros representantes da fileira agroalimentar, o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, congratulou-se com mais esta iniciativa. A este propósito, Nuno Vieira e Brito referiu que “é essencial combater e comprometermo-nos numa realidade menos positiva que se encontra presente no nosso quotidiano” mas que “o envolvimento organizado, estruturado, coordenado e comprometido de todos são o garante do sucesso da estratégia que definimos em conjunto rumo ao desperdício zero”.
Neste âmbito, outras ações e iniciativas estão previstas para breve, das quais se destacam aquelas que são dirigidas aos mais novos, nomeadamente através de ações de promoção, sensibilização e educação para a problemática do desperdício alimentar.