FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

PowerPak PLUS – A nova geração GEA para embalamento por termoformagem

Por: Carlos Saraiva

O PowerPak PLUS com PowerChange é a última geração de tecnologia desenvolvida pela GEA Food Solutions para o processamento de alimentos. Apresentado em Lisboa num evento para clientes, que decorreu a 26 e 27 de outubro na Cordoaria Nacional, o novo sistema de embalamento introduz um relevante upgrade desenvolvido a partir de um inquérito a clientes internacionais, no qual estes identificaram aspetos suscetíveis de melhorarem o desempenho e a eficiência da anterior geração de termoformadoras.

As indicações assim recolhidas resultaram em duas dezenas de melhorias ao nível do manuseamento da película, redução de intervenção humana para minimizar riscos higiénicos, optimização da zona de selagem, integração dinâmica dos vários pontos de motorização, acessos facilitados, menor consumo de energia, software mais avançado e um melhor e mais rápido controlo geral do funcionamento do sistema, entre outros aspetos técnicos e de operação.

No evento técnico realizado na Cordoaria Nacional, os clientes puderam conhecer in locco as alterações introduzidas, esclarecer dúvidas e verificar a maquinaria em pleno funcionamento demonstrativo.

Numa breve intervenção aos presentes, Carlos Miguel Ferreira, director-geral da Diverembal, salientou a relevância do novo equipamento para a eficiência da operação industrial e reiterou as preocupações de sustentabilidade, nomeadamente as relativas ao consumo de plástico, água e energia, que norteiam a atuação do Grupo GEA Food Solutions, fundado há mais de 140 anos, na Alemanha, e hoje um dos maiores fornecedores mundiais de tecnologia para processamento de alimentos e bebidas.

O PowerPak PLUS é comercializado em Portugal pela Divertec – Soluções Industriais, do Grupo Diverembal. Destina-se, sobretudo, à embalagem de produtos alimentares como carne e variações de carne processada, queijo, peixe, frutas e legumes, produtos lácteos e de padaria.

Leia a reportagem completa na próxima edição da Revista Tecnoalimentar.