Portuguese AgroFood Cluster reconhecido publicamente

O setor agroalimentar português congrega quatro atores e cria o Portuguese AgroFood Cluster, reconhecido publicamente pelo Governo a 23 de fevereiro.

Este reconhecimento foi atribuído no decorrer da sessão de apresentação do Programa Interface que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e dos ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

A PortugalFoods, a InovCluster, o AgroCluster e a PortugalFresh são as associações integrantes deste consórcio.

O Cluster tem uma dimensão nacional, tendo a PortugalFoods como promotor líder, contando igualmente com a FIPA a presidir o Conselho Estratégico.

O Portuguese AgroFood Cluster resulta de um contrato de consórcio em que todas as partes mantêm a sua identidade e figuras jurídicas, que de uma forma articulada concretizam as estratégias individuais, otimizando recursos e desenvolvendo um conjunto de pilares estratégicos para o setor.

Os eixos estratégicos desenvolvem-se em torno da internacionalização, investigação&desenvolvimento tecnológico e inovação, comunicação, capacitação e empreendedorismo, materializando-se em projetos estruturantes de natureza coletiva e colaborativa. O seu funcionamento será estruturado por via de projetos dos diversos consortes (individuais ou em parceria) que corporizam uma estratégia única.

Atuando numa lógica de proximidade, as atividades do Cluster estão dirigidas e orientadas para os interesses e necessidades do tecido empresarial nacional, sendo alavancadas pelo conhecimento gerado nas entidades do sistema científico.

As entidades que integram o Portuguese AgroFood Cluster têm pautado a sua intervenção no setor por um elevado dinamismo na promoção dos produtos alimentares nacionais junto dos mercados externos, associando-se em prol de objetivos comuns para o setor, como é o caso do aumento das exportações da fileira agroalimentar, com projeções de aumento em 16% até 2020.

O agroalimentar português exportou 5,6 mil milhões de euros, o que representou 11,3% das exportações nacionais.

O universo de empresas do Portuguese AgroFood Cluster foi responsável por um valor superior a mil milhões de euros e tem revelado um aumento consistente nos últimos anos.