FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Portugal e Coreia assinam acordo no Setor Agroalimentar

economia-cidade-seul-coreia-do-sul-20130504-02-size-620Portugal e Coreia do Sul assinaram em Paris um acordo de transferência de conhecimento no setor do agroalimentar.

O acordo envolveu a Portugal Foods, organização que agrupa as principais empresas do setor agroalimentar, e a sua homóloga sul coreana, sediada em Iksan City, uma cidade de 13 milhões de habitantes, localizada perto de Seul.

Presentes no evento, que decorreu no âmbito do SIAL – o maior salão do setor a nível mundial, que decorre esta semana em Paris – estiveram Nuno Vieira de Brito, secretário de Estado da Alimentação e Pedro Correia, diretor executivo da Aicep.

Yeong-Jo Lin, diretor do cluster agroalimentar da Coreia do Sul, sublinhou que “a agricultura e toda a fileira do setor alimentar estão envelhecidos no nosso país. Com este acordo, pretendemos incorporar nas nossas empresas algum do conhecimento e da inovação que hoje existe em Portugal”. Em contrapartida, abre-se mais uma porta para as exportações portuguesas do agroalimentar.

Amândio Santos, presidente da Portugal Foods, garante que as empresas portuguesas irão aproveitar esta oportunidade para exportar nomeadamente carne de porco e produtos associados, que “têm imensa procura naquele mercado asiático”.

No entanto, para que os negócios aconteçam entre os dois paises é necessário quebrar algumas barreiras, nomeadamente de cariz alfandegário, entre outros processos burocráticos que ainda impedem as trocas comerciais entre os dois países.

“Foi precisamente por isso que quisemos envolver desde já o Governo português neste processo, na pessoa do secretário de Estado da Alimentação”, sublinha o presidente da Portugal Foods.

Amândio Santos garante que Vieira de Brito já se disponibilizou a viajar brevemente até à Coreia para abrir de imediato o dossier das livres relações comerciais entre os dois países.

Ler aqui.