FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Portugal Cheese Festival, em Alcains, de 5 a 7 de maio

A Câmara Municipal de Castelo Branco e a Junta Freguesia de Alcains, juntamente com as associações setoriais InovCluster (Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro) e CATAA (Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar), apresentaram o Portugal Cheese Festival. Um projeto de afirmação estratégica do setor do queijo, à escala nacional, e de promoção do território internacionalmente. Este evento de entrada gratuita realiza-se nos dias 5, 6 e 7 de maio, nas instalações da antiga Escola Secundária EB 2,3/S José Sanches de Alcains, que assim ganha nova vida e renovada utilidade para a população.

Esta sessão contou com a presença do Presidente de Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Martins Rodrigues, da Presidente de Junta de Freguesia de Alcains, Milena Santos, da Diretora Executiva da InovCluster, Christelle Domingos, e do Diretor Científico do CATAA, Christophe Espírito Santo.

Respeitar a tradição com os olhos no futuro

Inspirado na emblemática Feira do Queijo de Alcains, que simboliza a ligação da região à arte, qualidade de origem e produção de queijo, o Portugal Cheese Festival é um projeto de continuidade que mantem a sua ligação ao setor e presença em Alcains. Mas desta  feita com uma projeção de futuro, ao assumir um cariz internacional, único e inovador que reúne tanto as componentes de inovação e conhecimento - na presença da fileira e setores conexos, que vão desde os animais, leite, produção até ao consumo - com as áreas de experimentação, comercialização e lazer.

É um evento de acesso gratuito e aberto a todos os cidadãos locais, da região, conhecedores, curiosos e famílias, que contará com um sólido programa de conferências e palestras, a par das tradicionais áreas de exposição e comercialização de queijo e de outros produtos endógenos e tradicionais da região, tal como diversas zonas lúdicas dedicadas à experiência gastronómica e à música.

Desta forma, o Portugal Cheese Festival dá continuidade à divulgação da longa tradição de produção de queijo na Beira Baixa, que tem contribuído para a transformação do concelho de Castelo Branco e pretende ser uma alavanca forte de ativação da economia da região.

Atrair novos públicos para atrair novos olhares para o território

É inegável que o queijo é hoje um produto sofisticado, que envolve tecnologia e inovação na sua produção, e tem um papel superior na gastronomia moderna. Portanto, a forma como o produto se apresenta à cadeia de valor e aos consumidores deve acompanhar essa imagem de modernidade e excelência, valores que são intrínsecos ao projeto Portugal Cheese Festival.

O produto (gourmet, fresco e flexível), as ferramentas de cortes e experimentação (diferentes, curvas, afiadas) e arte da produção (exclusiva, natural e elegante) foram o ponto de partida para criar a identidade gráfica, com uma ligação umbilical ao logótipo do Município, mas deixa bem claro a pertença do evento à freguesia de Alcains.

Conceitos que estão representados tanto no traço a negro, como nos elementos gráficos e mesmo na própria escolha cromática, que evidenciam diversos cortes em diferentes tipologias de queijo. Numa interpretação mais poética, esta diversidade e cores é uma alusão à luz do sol e às paisagens do distrito.

Desta forma, o Portugal Cheese Festival tem uma conceção estratégica que deriva da  Feira do Queijo de Alcains mas que se assume como motor de um posicionamento de impacte nacional e internacional para o território, tendo em vista não só estimular a atividade dos produtores de queijo da região mas também tornar-se num epicentro da partilha de conhecimento da fileira e setores conexos. Com isto afirmando o concelho de Castelo Branco na vanguarda da valorização dos seus produtos, atividades e tradições endógenas.