FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Portos deverão captar investimentos de €2,5 mil milhões

Ao longo da próxima década, Portugal espera captar investimentos de 2,5 mil milhões de euros, que permitirão criar 12 mil novos postos de trabalho e aumentar a competitividade dos portos nacionais.

O anúncio foi feito esta semana, pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, durante a apresentação da “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária”, que decorreu no porto de Sines.

«Temos um resultado muito firme à nossa vista: criar 12.000 novos postos de trabalho até 2030», disse Ana Paula Vitorino, acrescentando que o Governo também pretende captar mais investimento nacional e internacional e maximizar o investimento privado e comunitário.

«Temos previsto, para a próxima década, a captação de investimento na ordem dos dois mil e quinhentos milhões de euros», acrescentou.

Na apresentação da estratégia do Governo para aumentar a competitividade portuária, Ana Paula Vitorino afirmou que os portos nacionais são uma peça fundamental do Plano Nacional de Reformas e «cruciais para maximizar a vantagem competitiva da centralidade euro-atlântica de Portugal».

«Queremos que os portos portugueses sejam um ‘hub’ fundamental para a internacionalização da economia portuguesa, para criar valor através da captação de mais mercadorias, novos investimentos de apoio ao desenvolvimento de novas plataformas de desenvolvimento tecnológico ligadas à investigação, à inovação, à ciência e à tecnologia, sobretudo relacionadas com os setores das energias renováveis oceânicas, dos recursos minerais e energéticos, do ambiente, da robótica submarina, da construção e reparação naval e da aquicultura, contribuindo para a obtenção de um sistema sustentável, quer do ponto de vista económico-financeiro, quer do ponto de vista social e ambiental», disse.

«A nossa ambição é constituir Portugal como um importante polo logístico de excelência na Europa e potenciar os portos como rampa de lançamento nas restantes atividades ligadas à economia do mar», disse Ana Paula Vitorino, convicta de que a estratégia do Governo irá aumentar e melhorar os negócios relacionados com a economia do mar.

Fonte: Lusa