FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Portos comerciais em queda

Os portos comerciais do continente movimentaram 29,8 milhões de carga durante o primeiro quadrimestre de 2018, descendo 9,8% em relação ao período homólogo do ano anterior.

Em comparação com o quadrimestre anterior, o volume de carga foi semelhante, segundo dados da Autoridade da Mobilidade dos Transportes (AMT).

A carga movimentada nos portos comerciais durante abril de 2018 recuou 6,8% face ao mês homólogo de 2017. Porém, o movimento de carga subiu 8,8% em relação a março.

A descida homóloga ocorrida durante os primeiros quatro meses do ano é, em grande parte, explicada pela diminuição da carga movimentada no porto de Sines, que foi de 18%. “O comportamento deste porto é reflexo da diminuição no tráfego de carga contentorizada (…), que registou -22,2%, e ainda dos produtos petrolíferos, de -15,5%, e do carvão, de -26%”, lê-se no comunicado emitido pela AMT.

Apesar do desempenho dos portos de Leixões e de Aveiro – com subidas de 0,4% e de 8,7%, respetivamente -, o desempenho geral dos portos do continente registou uma descida homóloga de 131 mil toneladas.

A carga contentorizada registou uma variação negativa homóloga de 15,2%, enquanto os produtos petrolíferos e de carvão tiveram uma diminuição de 8,5% e de 25,2%, receptivamente.

Com a descida considerável registada no porto de Sines, este vê a sua quota de mercado reduzida para 50%, perdendo cinco pontos percentuais relativamente aos primeiros quatro meses de 2017. Leixões, por seu turno, foi o porto que teve o maior crescimento, ganhando 2,1 pontos percentuais e ficando com 20,9% do mercado portuário. 

Fonte: hipersuper