FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Pão de Rio Maior é o primeiro pão certificado de Portugal

O pão está na base da cultura gastronómica portuguesa e quer seja ao pequeno-almoço, ao almoço, ao lanche ou ao jantar, é um alimento que não pode faltar nas mesas nacionais. Mas o verdadeiro pão de antigamente feito à mão já não é uma prática comum nas grandes cidades devido à industrialização do mercado.

Em 1990 nasceu a Panificadora Costa & Ferreira, responsável pelo Pão de Rio Maior, com a missão de não deixar a tradição desaparecer, metendo há 32 anos as mãos na massa para garantir que a magia do fabrico do pão artesanal não perde o seu brilho. Aliar a tradição à inovação está no ADN da empresa que conta com uma verdadeira produção artesanal à larga escala, produzindo em média 50 toneladas de pão por dia.

A paixão pelo que é tradicional e a simplicidade da confeção dos produtos – massa cortada à mão e cozida em fornos de alvenaria que cozem até 300 pães em cada fornada, com toneladas de lenha provenientes de fontes sustentáveis, - faz com que estes sejam únicos em termos de sabor e textura. 100% naturais, sem corantes nem conservantes, são confecionados a partir de apenas quatro ingredientes: farinha, água, sal e levedura biológica.

O pão de Rio Maior foi o primeiro produto do setor da panificação a ser certificado em Portugal e ao longo dos anos, o famoso pão foi se reinventando ganhando novas receitas como a broa de milho ou de centeio, o pão escuro ou integral, o pão de aveia e linhaça, o pão de forma, entre muitos outros. A Panificadora Costa & Ferreira aposta num trabalho diário e contínuo para a inovação e criação de novos produtos com o objetivo de corresponder às expectativas do consumidor.

A Panificadora fornece dois produtos finais: o pão ultracongelado – para chegar às casas de norte a sul do país e ao estrangeiro com durabilidade e máxima qualidade - e o pão pronto, que é distribuído em localidades até 200km de Rio Maior através do porta-a-porta. Com a ambição de fazer chegar o pão português cada vez mais longe, a empresa exporta atualmente os seus produtos para nove países, em vários continentes, através de clientes diretos e indiretos, sendo eles Espanha, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Reino Unido, França, EUA, Cabo Verde e Angola.

A produtora de pão é PME Excelência há 10 anos consecutivos, contanto atualmente com cerca de 241 colaboradores, e planeia aumentar o seu complexo de fabrico de 85.000 m2 no próximo ano.