FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Palestra: Valorização de Resíduos Florestais e Industriais

valorizacaoNo âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, levada a cabo pelo CEBAL decorrerá no próximo dia 28 de novembro, pelas 12 horas, no auditório da EDIA, a palestra intitulada “Biorrefinaria de base lenhocelulósica: valorização de resíduos florestais e industriais”, tendo como convidados Ana Xavier e Dmitry Evtyugin, ambos Professores da Universidade de Aveiro.

Atualmente existe uma necessidade urgente em reduzir a dependência de combustíveis fósseis, de modo a reduzir as emissões gasosas responsáveis pelas alterações climáticas. Nos últimos anos a procura de fontes de matérias-primas alternativas para a obtenção de combustíveis, de químicos e materiais tem-se intensificado. A biomassa de origem vegetal, que não se destina à alimentação humana ou animal, tem-se posicionado como uma das principais candidatas a fonte de matérias-primas, para transformação pela indústria química; sendo este o caso dos resíduos ou subprodutos industriais, florestais e agrícolas resultantes do processamento de biomassa vegetal.

A presente palestra incidirá sobre a valorização destas biomassas num contexto de biorrefinaria, conceito que derivou das tradicionais refinarias de petróleo, e que se define como um complexo que integra várias unidades transformadoras de biomassa por via química ou biológica para a obtenção de diferentes produtos de valor acrescentado, que incluem compostos químicos, combustíveis ou materiais.