FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Os valores de referência da dieta

Uma dieta equilibrada é aquela que fornece quantidades adequadas de vários nutrientes para manter a saúde e o bem-estar. Proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas, minerais e água são todos nutrientes e cada um representa uma função específica no corpo humano.

Valores de referência da dieta DRVs

A quantidade de cada nutriente necessário para manter a saúde de um indivíduo é denominada de requisito de nutrientes, sendo que as necessidades nutricionais variam de acordo com a idade e o sexo. O nível de atividade física; o status fisiológico (como gravidez); hábitos alimentares e antecedentes genéticos também são fatores importantes.

Os valores de referência da dieta (DRVs) são um termo genérico para um conjunto de valores de referência de nutrientes que incluem o requisito médio (AR), a ingestão de referência da população (PRI), a ingestão adequada (AI) e a faixa de ingestão de referência para macronutrientes (IR). Estes valores orientam os profissionais sobre a quantidade de nutriente necessária para manter a saúde dos indivíduos ou grupos de pessoas saudáveis. Os DRVs também incluem o nível de ingestão superior tolerável (UL), que é a quantidade máxima de um nutriente que pode ser consumido, com segurança, durante um longo período de tempo.

Os DRVs não são metas ou recomendações nutricionais para os indivíduos. Estes são utilizados pelos decisores políticos da UE e os seus Estados-Membros para emitir recomendações sobre a ingestão de nutrientes aos consumidores. Os DRVs também são utilizados como base para informações nos rótulos dos alimentos e para o estabelecimento de diretrizes alimentares. Essas diretrizes podem ajudar os consumidores a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.

Importa realçar que os DRVs são destinados a pessoas saudáveis, pois aqueles que sofrem de doenças podem ter necessidades diferentes. Os profissionais de saúde orientam indivíduos ou grupos com necessidades específicas.

A publicação de DRVs para sódio e cloreto em setembro de 2019 marcou o fim de dez anos de trabalho pelos cientistas de nutrição da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA). Este trabalho começou em 2009, depois que a Comissão Europeia pediu à EFSA que atualizasse os valores estabelecidos pela última vez nos anos 90, para macronutrientes, como proteínas e hidratos de carbono e todas as vitaminas e minerais. Muitos cientistas da EFSA contribuíram para esta conquista, trabalhada ao longo dos anos.