FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Oportunidades de financiamento para as PME do setor agroalimentar

 PortugalFoods organiza, no dia 16 de dezembro, a partir das 15h00, o evento de lançamento do estudo "Oportunidades de financiamento para as PME do setor Agroalimentar 2021-2027".

Lançamento do estudo “Oportunidades de financiamento para as PME do setor Agroalimentar 2021-2027” pretende simplificar a informação disponível e servir de guia para o acesso aos fundos europeus que estão prestes a chegar, por via do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e do programa Next Generation EU. A conferência digital decorre no âmbito do Projeto PortugalFoods_Qualifica, que está prestes a terminar. Dois anos depois, é tempo de fazer o balanço final.

O estudo sistematiza informação sobre oportunidades de financiamento para as PME nas áreas da Indústria 4.0, Economia Circular, Economia Digital e Investigação & Desenvolvimento.

Num momento em que Portugal se prepara para receber um volume significativo de fundos europeus para serem aplicados rapidamente – fruto da combinação do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e do Next Generation EU, quando ainda existem fundos por executar no último quadro comunitário PT 2020 – importa garantir o acesso das empresas do setor agroalimentar às múltiplas oportunidades de financiamento disponíveis.

O acesso a oportunidades de financiamento é um dos fatores determinantes para assegurar a competitividade das empresas portuguesas, pelo que devem estar sensibilizadas para as oportunidades que se perfilam no horizonte próximo – e que terão de ser concretizadas num curto espaço de tempo – e capacitadas para recorrer às fontes de financiamento que permitiram manter o setor Agroalimentar no caminho da modernização e, simultaneamente, responder àqueles que são os desígnios das Economias e Sociedades atuais, nomeadamente as Transições Digital e Verde.

Que oportunidades de financiamento estão disponíveis para as empresas do setor Agroalimentar nos próximos anos? Em que áreas? E como aceder a estes mecanismos de financiamento?

Estas são algumas das questões com que o tecido empresarial atualmente se confronta e às quais a PortugalFoods dará resposta num evento que será, também, o momento para o balanço final do projeto PortugalFoods_Qualifica, no qual se insere a apresentação do estudo dedicado ao financiamento.

Desde outubro de 2019 e ao longo destes dois anos, o projeto PortugalFoods_Qualifica dinamizou dezenas de iniciativas, com o objetivo de sensibilizar e dinamizar o tecido empresarial do setor Agroalimentar nacional, através da partilha de conhecimento e disseminação de tendências e boas práticas em temas como a Inovação Tecnológica, a Indústria 4.0, a Economia Circular, a Economia Digital e a Literacia Financeira.

O webinar de apresentação do estudo e de conclusão do projeto PortugalFoods_Qualifica terá o seguinte programa:

15h00 | Boas-vindas

Deolinda Silva, PortugalFoods

15h05 | Estudo de oportunidades de financiamento para as PME do setor agroalimentar

António Teixeira, WellAdvisedCo

15h30 | PortugalFoods_Qualifica: análise e conclusões

Susana Figueiredo, Sociedade Portuguesa de Inovação

15h50 | Debate – Crescimento sustentado do setor agroalimentar: desafios e oportunidades

Moderação: Deolinda Silva, PortugalFoods

António Teixeira, WellAdvisedCo

Susana Figueiredo, Sociedade Portuguesa de Inovação

Teresa Oliveira, WeDoTech

16h15 | Notas Finais

Deolinda Silva, PortugalFoods

A participação nesta conferência virtual é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.