FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

OMS lança consulta pública sobre "Projeto de Estratégia Global para a Segurança Alimentar”

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou uma consulta pública sobre o "Projeto de Estratégia Global para a Segurança Alimentar”, que está aberta para contributos até dia 18 de junho.

segurança alimentar

De acordo com comunicado da OMS, este projeto servirá de modelo e orientação para os Estados-Membros reforçarem os seus sistemas nacionais de segurança alimentar e promoverem a cooperação regional e global. Reconhecendo que a segurança alimentar é uma responsabilidade partilhada, o público-alvo da estratégia deve incluir consumidores, os diversos operadores da área alimentar, academias e investigadores, sociedade civil e organizações internacionais.

Por isso, esta consulta pública, que está disponível aqui, tem como objetivo assegurar que o seu conteúdo reflita a experiência e as necessidades e aspirações das diversas partes da comunidade internacional.  

O “Projeto de Estratégia Global para a Segurança Alimentar” surge na sequência da resolução intitulada "Reforço dos esforços em matéria de segurança alimentar", na qual os Estados-Membros solicitaram à OMS que actualizasse a sua estratégia para enfrentar os desafios atuais e emergentes nesta matéria, tendo sido reconhecida a necessidade de integrar a segurança alimentar nas políticas nacionais e regionais de saúde, agricultura, comércio, ambiente e desenvolvimento, através de um alinhamento único.