FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

OKI apoia adega catalã a aperfeiçoar processo de impressão de rótulos

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos seus rótulos, a DE MULLER alterou o seu processo de impressão interna através de uma solução OKI. A impressora de etiquetas a cinco cores OKI Pro1050 foi a solução escolhida pela adega catalã para a produção de rótulos in-house visando melhorar a qualidade de impressão e conseguir maior flexibilidade na gestão de diferentes tipos de suportes e requisitos de personalização.

OKI Europe

O desafio

A DE MULLER produz mais de 50 vinhos de diferentes castas, colheitas e teores alcoólicos. Com um portfólio tão vasto, a gestão do engarrafamento e das tiragens de rótulos por lotes pode ser um processo complexo. Quando se trata de rotular cada variedade de vinho, o processo é ainda mais complicado pela necessidade de imprimir em vários idiomas e cumprir as regras de rotulagem dos diferentes mercados importadores.

A empresa sentiu a necessidade de melhorar o seu processo de impressão de etiquetas in-house, incorporando equipamentos que permitissem oferecer maior qualidade e durabilidade aos seus rótulos, dispor de maior flexibilidade, e otimizar custos. 

Anteriormente, a empresa utilizava uma impressora a jato de tinta para produzir os rótulos e etiquetas para os seus vinhos, mas a fraca qualidade e durabilidade da impressão em suportes de etiquetas levaram a adega a procurar uma solução alternativa.

A impressora original não funcionava bem com suportes de etiquetas especiais, que se degradavam com a humidade quando as garrafas eram armazenadas em frigoríficos tornando o texto ilegível e a leitura dos códigos de barras difícil.

A solução

Identificado o problema, era essencial que o novo equipamento de impressão oferecesse uma qualidade irrepreensível numa grande variedade de suportes resistentes à água a fim de refletir a qualidade dos produtos DE MULLER.

«No setor do vinho, como em muitos outros, o rótulo é fundamental e a imagem desempenha um papel decisivo para tornar o produto mais atrativo na prateleira», diz Eli Sainz, gestora de promoções da DE MULLER.

Depois de analisar as opções no mercado, a empresa optou pela instalação de uma impressora de etiquetas a cinco cores OKI Pro1050, passando a produzir os seus rótulos com a qualidade que necessitava em diferentes tipos de suportes.

Com a utilização da impressora de etiquetas OKI, a DE MULLER registou melhorias significativas na qualidade e produtividade da impressão e passou a gastar menos tempo a reabastecer os consumíveis, graças aos toners OKI de alta capacidade. Além disso, a nova impressora oferece flexibilidade para imprimir em branco em suportes escuros, bem como velocidades de impressão mais rápidas, permitindo à adega acelerar o tempo de produção.

A OKI também eliminou a dispendiosa dependência de fornecedores de impressão externos. «Imprimimos rótulos principalmente para clientes de exportação e os nossos contratos têm prazos de entregas de 15 dias úteis. Se dependêssemos de fornecedores externos, muito dificilmente conseguiríamos concluir todo o processo a tempo, pondo em risco vendas futuras», explica Eli Sainz.

Para além de oferecer velocidades de impressão mais rápidas, cada rótulo produzido com a Pro1050 da OKI é robusto e resistente à água e aos raios UV, sendo que a empresa pode agora também experimentar diferentes formatos e designs, e imprimir até nove metros de rótulos por minuto, acelerando a taxa de produção. Além disso, com o software NiceLabel os dados variáveis como o número de lote nos contrarrótulos são gerados automaticamente, tornando o processo de rotulagem mais célere e permitindo responder atempadamente aos requisitos dos clientes.

Estes benefícios tornaram-se ainda mais evidentes durante a pandemia da Covid-19, quando um cliente necessitou de um grande número de contrarrótulos reimpressos em coreano. Graças à nova solução da OKI, a adega conseguiu imprimir e enviar uma prova de impressão ao cliente para aprovação rápida, tornando o processo de engarrafamento e rotulagem muito mais ágil.

«Sem esta impressora, não teríamos sido capazes de nos adaptar às necessidades dos nossos clientes nestes tempos difíceis de pandemia», diz Sainz. «A OKI Pro1050 permite-nos ser autossuficientes, sem estarmos dependentes dos prazos de entrega de fornecedores de impressão externos. Aumentámos o nosso volume de reimpressão e oferecemos a quantidade e qualidade certas ao cliente a um custo mais acessível».

Para saber mais sobre este e outros produtos da OKI basta clicar aqui.