FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Oito embalagens da Smurfit Kappa premiadas nos WorldStar Awards

A Smurfit Kappa, um dos maiores fabricantes integrados de embalagens à base de papel do mundo, com operações na Europa e América, obteve oito galardões nos WorldStar Global Packaging Awards 2023 pelas suas inovadoras soluções de embalagem sustentável. Estes prémios, os mais importantes do mundo do setor do packaging, distinguem o talento e a inovação da empresa, destacando especialmente a sua capacidade de criação de soluções de embalagem à base de papel para um amplo leque de setores.

A WPO só premiou neste certame 11 embalagens desenhadas em Espanha e 4 destas foram atribuídas à Smurfit Kappa Espanha. Jesús Rivas, Business Development & Innovation Manager da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, indica que “para nós é um grande orgulho que o nosso trabalho seja reconhecido nestes prestigiados prémios que valorizam tudo o que estamos a concretizar na região, graças às nossas embalagens inovadoras e sustentáveis. Estes galardões representam, sem dúvida, um reconhecimento à criatividade da nossa equipa que está sempre disposta a enfrentar todos os desafios que lhe aparecem pela frente”.

Entre as embalagens premiadas que, anteriormente, já tinham ganho os Prémios Liderpack, encontra-se a Bag-In-Box octogonal para água, desenvolvida em conjunto pelas fábricas da Smurfit Kappa Burgos, Smurfit Kappa IBI e Smurfit Kappa Totana. Uma inovadora embalagem sustentável que melhora o paletizado e o transporte e, além disso, diminui em 60% a quantidade de plástico introduzida no mercado por cada litro de água.

Outra das soluções da Smurfit Kappa Espanha que recebeu o máximo reconhecimento nesta edição de 2023 na categoria Trânsito foi uma revolucionária grade de peça única para uma caixa de seis garrafas, fornecida integrada na caixa e que se une a esta num único processo. 

A empresa também se destacou na categoria eCommerce pelo seu acondicionamento interno monomaterial E-Hug, desenhado na sua fábrica de Alcalá de Henares (Madrid). Uma solução renovável, reciclável e 100% biodegradável para envio de garrafas de diferentes formatos, cujo objetivo é proporcionar estabilidade ao produto dentro da caixa e protegê-lo, graças às câmaras-de-ar geradas devido à sua estrutura. Além disso, elimina materiais menos sustentáveis que não protegem adequadamente o conteúdo.

O júri também distinguiu a experiência da Smurfit Kappa no setor agrícola, com a sua icónica Goliath Box, desenhada no Agri Experience Centre da fábrica da Smurfit Kappa Alicante. Com paredes inclinadas para poderem absorver a força interna exercida por frutos como os citrinos, mantém um perfeito empilhamento e melhora a ventilação da carga.

A Smurfit Kappa receberá estes prémios na próxima Cerimónia de Entrega de Prémios WordStar 2023 que terá lugar a 6 de maio de 2023 em Düsseldorf (Alemanha), durante a feira Interpack.

Para além destes 4 galardões espanhóis, a WPO atribuiu mais quatro prémios à Smurfit Kappa por três soluções desenhadas na República Checa e por uma embalagem criada na Polónia.