FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

O futuro do vinho passa pela ciência?

A 20 de novembro, entre as 18h00 e as 20h00, vai decorrer, na FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Tertúlia Vinho com Ciência.

vinho

O evento, promovido pelo BioISI - Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, procura debater formas de promover a viticultura sustentável.

Entre provas de vinhos, a Tertúlia irá falar sobre a Ciência do vinho e da vinha.

Como podemos aprimorar o nosso vinho através da ciência? Sabemos que a diminuição do uso de agroquímicos permite melhorar a sua qualidade, mas será esta compatível com o controlo das principais doenças da vinha? E conseguimos tornar a viticultura sustentável?

Estas são algumas das questões discutidas na Tertúlia deste ano, e que refletem o trabalho produzido com o intuito de melhorar o processo de fabrico e qualidade do vinho. Vão ser postas à prova as soluções científicas, com a realização de uma prova de vinhos.

O evento conta com a participação de representantes da Herdade Esporão, que irão falar sobre a Quinta dos Murças - uma vinha no Douro do Esporão com práticas de produção biológica e proteção integrada que promovem o equilíbrio do ecossistema, onde o resultado da investigação desenvolvida pelo BioISI tem vindo a ser implementada.

A prova de vinhos biológicos da Quinta dos Murças vai acontecer no Bar do Edifício C6.