FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Nueva Vida Alimentaria LIFE - Projeto procura melhorar a saúde populacional através da alimentação

Um amplo grupo espanhol de profissionais de saúde e nutrição desenvolve um projeto global para fornecer informação científica, apoio e solidariedade a todos os grupos ligados à alimentação, saúde e bem-estar da população.

Nueva Vida Alimentaria Life

O confinamento prolongado afetou a população, que hoje tem um estado físico e, em certa medida, pior do que em março. A vida sedentária e o aumento de distúrbios como ansiedade ou depressão tornam o cuidado da mente e do corpo mais necessário do que nunca.

Este é o objetivo com o qual nasceu o projeto Nueva Vida Alimentaria LIFE, uma iniciativa desenvolvida pela Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SENC) em colaboração com a Fundação Espanhola do Coração (FEC), a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), Grupo Científico de Gastronomia (GGC), jornal Qcom.es e outras entidades para melhorar a vida das pessoas, com base na melhor nutrição e na prática habitual de atividade física, bem como reforço do equilíbrio emocional entre outras ações vitais positivas.

Conforme explicado por  Lluis Serra Majem, presidente da Academia Espanhola de Ciências da Nutrição e Alimentação (AEN), professor de Medicina Preventiva e Saúde Pública e diretor da Cátedra de Nutrição e Gastronomia da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), «a nova vida alimentar reforça a necessidade de pensar no ato alimentar como algo que tem implicações enormes para nossa saúde e a das nossas famílias, tanto físicas quanto mentais e emocionais, e também no meio ambiente, o desenvolvimento do mundo rural e dos nossos negócios locais e da nossa cultura ligada à dieta mediterrânea. A nova vida alimentar conecta-nos à saúde, ao ambiente local e ambiental, à cultura e ao património, contribuindo para fortalecer o vínculo entre a saúde e os sistemas alimentares, tão vulneráveis ​​durante esta pandemia».

Por meio dessas ações, pretende-se ajudar a população a manter um bom perfil alimentar, baseado na saúde, bem-estar e satisfação, mas sem deixar de lado a atividade física moderada regular; um binómio que impulsionará o nosso sistema imunológico, melhorará a nossa situação emocional e contribuirá para os processos de resiliência, situações chave nestes momentos de dificuldade e impulso à recuperação.

«Durante o confinamento, uma percentagem considerável de pessoas prestou mais atenção ao que comer, ao que comprar e passou mais tempo a cozinhar com a família, com um aumento no consumo de frutas, verduras, legumes e peixes. Estas são boas práticas que seria desejável promover e manter, preferencialmente escolhendo produtos frescos e sazonais, pensando nos produtos locais, apoiando produtores locais e o comércio local», explica a Dra. Carmen Pérez-Rodrigo, presidente da Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SENC) e o Grupo Latino-Americano de Nutrição Comunitária (GLANC).

Além disso, o projeto apoia o setor primário e a indústria agroalimentar, que continuou a sua atividade durante o confinamento e as diferentes fases de desaceleração, permitindo à sociedade a manutenção de alimentos durante todos estes meses, tanto em qualidade, como em quantidades suficientes. Da mesma forma, este projeto promove o modelo da dieta mediterrânica nas suas diferentes modalidades, por meio dos produto locais, de proximidade e nacionais, que são comercializados principalmente em mercados de proximidade e outros estabelecimentos.

Ao mesmo tempo, a iniciativa apoia e colabora com a indústria da hospitalidade em todos os formatos, especialmente nos estabelecimentos que preparam a sua ementa diária e nos dedicados à restauração coletiva, assessorando-os no design das suas ofertas gastronómicas, para garantir que seus clientes tenham uma dieta variada, equilibrada e saudável.

«É tempo de apoiar generosamente todos os setores envolvidos com os alimentos. Apoio às ações de orientação e educação nutricional dos profissionais de saúde. Desenvolvimento de ações de alfabetização alimentar com os mais jovens, junto da população em geral, com especial destaque para os grupos mais vulneráveis. Apoio à saúde, à saúde cardiovascular, à comunidade e ao território, para que ninguém fique para trás neste período difícil», defende o Javier Aranceta Bartrina, presidente da Comissão Científica do SENC, membro da Comissão de Nutrição da Fundação Espanhola do Coração (FEC) e coordenador científico do projeto.

Além disso, e dado o aumento de surtos de pessoas infectadas pela Covid-19, o projeto incentiva os cidadãos a continuarem lutando por regulamentos de segurança e prevenção de infeções, reforçando as boas práticas de higiene pessoal e a colaboração dos cidadãos. O projeto também vai apoiar processos de sustentabilidade e necessidades alimentares dos mais vulneráveis, com iniciativas que promovem doações e ações beneficentes, colaborando com instituições que têm ajudado os mais necessitados.

Estes objetivos serão divulgados através de recomendações práticas para a população em geral, mas também para pessoas com poucos recursos e necessidades especiais, através de ações específicas com profissionais dos setores da alimentação, saúde, educação, serviço social, hotelaria e turismo, aproveitando as sinergias com os meios de comunicação social de maneira especial.

Conforme explicado por Teresa Partearroyo Cediel, professora de Nutrição e Ciência de Alimentos da Faculdade de Farmácia da CEU-Universidade de San Pablo de Madri e membro do Conselho de Administração da SENC, «esta iniciativa visa a população espanhola melhorar seu estado nutricional e, portanto, sua qualidade de vida através de uma ampla gama de Ações. Sempre sob a proteção de evidências científicas, segurança, sustentabilidade e educação alimentar. Sem dúvida, os resultados obtidos serão de grande relevância no campo nutricional, para o desenho de políticas adequadas de prevenção e promoção da saúde».