FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novos medidores portáteis profissionais para a indústria alimentar

A Hanna Instruments apresentou a sua nova linha de medidores de pH portáteis desenhada especificamente para a indústria alimentar.

medidor

«Esta família de medidores Foodcare inclui um modelo para uso geral (HI98161) e versões específicas para leite (HI98162), carne (HI98163), iogurte (HI98164), e queijo (HI98165). Devido aos desafios que se encontram na medição de amostras difíceis, especificamente produtos alimentares, cada medidor é fornecido com sondas de pH/Temperatura específicas, desenhadas para oferecer um alto desempenho e fiabilidade», avança a marca, em comunicado.

E acrescenta: «o pH de um alimento pode influenciar o sabor e textura e pode também indicar o seu potencial de deterioração. É frequentemente solicitado a estas indústrias que meçam o pH e documentem as leituras para fins de registo e arquivo. A série de medidores de pH profissionais Foodcare permite o registo das medições, que depois podem ser transferidos para um computador compatível com o Windows através do cabo USB e software fornecidos. Os dados de Boas Práticas Laboratoriais (BPL) incluem data de calibração, hora, offset, slope, e os padrões usados são também transferidos com as leituras registadas, para uma maior rastreabilidade. Os dados BPL podem ser consultados a qualquer momento, com o toque de uma tecla, para confirmar se o desempenho do elétrodo de pH aceitável».

Na mesma nota a Hanna Instruments adianta que «com a função Cal-Check da Hanna, a calibração dos medidores de pH profissionais Foodcare nunca foi tão fácil e fiável. Durante o processo de calibração, o utilizador é alertado se o elétrodo necessita de ser limpo, se os padrões estão contaminados, e após a calibração, a condição geral do elétrodo de pH é indicada como uma percentagem. A condição geral tem por base as características de offset e slope do elétrodo de pH».

Os produtos alimentares, como os refrigerados, misturas com alto conteúdo de sólidos, sólidos e semissólidos, podem representar um desafio para um elétrodo de pH normal. Cada elétrodo de pH Foodcare é fornecido com os medidores específicos para cada aplicação possuem características únicas incluindo o material utilizado para o seu corpo, a forma da sua extremidade sensitiva, o tipo de vidro usado e, mais importante, a junção de referência. Muitos dos elétrodos de pH Hanna Instruments possuem um desenho exclusivo de junção aberta que resiste à obstrução, que é uma das maiores fontes de desvios e erros na leitura.

«Com o elétrodo de pH adequado e um processo de calibração sem erros, os medidores de pH profissionais da série Foodcare da Hanna asseguram que as leituras estão corretas, de modo a que o utilizador se possa dedicar à produção de um excelente produto alimentar. Todos os medidores são fornecidos com uma sonda de pH/temperatura específica para a sua aplicação, padrão de calibração, solução de limpeza, cabo USB e software, tudo numa mala robusta para transporte, com interior termo-moldado para alojar todos os itens em segurança», lê-se no comunicado.