FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novo Verde distinguida com Menção Honrosa no Prémio Nacional da Sustentabilidade

A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, foi reconhecida pela iniciativa “Reciclar é a Nossa Praia” na categoria Comunicação de Sustentabilidade, na cerimónia de atribuição dos prémios que decorreu no passado dia 8 de abril de 2022, no Pestana Cidadela de Cascais. As candidaturas são avaliadas no âmbito da estratégia e do seu contributo para uma comunicação de caráter educativo na sociedade.

Esta iniciativa desenvolvida pela Novo Verde, em parceria com a Sailors for the Sea Portugal, desafiou os portugueses a reduzir a quantidade de resíduos nas praias, promover a preservação das espécies e ecossistemas marinhos e incentivar a reciclagem, através da recolha de resíduos em 30 praias, de 30 municípios diferentes e em mais de 900 km de costa Portuguesa.

A iniciativa “Reciclar é a Nossa Praia” sensibilizou cerca de 3.200 pessoas ao longo de 30 dias. A Novo Verde percorreu 30 municípios diferentes e desenvolveu diversas sessões de educação ambiental e literacia dos oceanos, bem como ações de limpeza do areal, totalizando-se em cerca de 45 mil minutos de sensibilização. Em matéria de media foram publicadas 90 notícias (meios locais e nacionais), comunicados mais de 40 minutos em televisão e conquistadas mais de 500 mil impressões nas redes sociais.

Ricardo Neto, Presidente do Conselho de Administração da Novo Verde, assinala que “Esta iniciativa pretendeu sensibilizar os portugueses para a importância de reciclar e do seu impacto na natureza, de uma forma lúdica. Reunimos numa só ação conceitos sustentáveis e a componente formativa e empírica, através de jogos e atividades pedagógicas. É bastante gratificante para todos os envolvidos ver o nosso trabalho reconhecido. Estes prémios são um estímulo e uma forma de promover o trabalho das empresas e organizações, nesta área, incentivando ao desenvolvimento de mais projetos sustentáveis e benéficos para a sociedade”.

O Prémio Nacional da Sustentabilidade foi lançado em 2020 pelo Jornal de Negócios, uma iniciativa que pretende distinguir as empresas e organizações que se destacam pela sua atuação e boas práticas de sustentabilidade em áreas, como a ambiental, social e governance (ESG). A Novo Verde foi reconhecida na categoria de Comunicação de Sustentabilidade, onde as candidaturas são avaliadas no âmbito da estratégia e do seu contributo para uma comunicação de caráter educativo na sociedade.

Os vencedores foram escolhidos por um júri de 60 personalidades ligadas aos temas ESG em Portugal, que avaliam todas as candidaturas e selecionam oito empresas ou organizações para as respetivas categorias. São atribuídos oito prémios e nove menções honrosas, sendo este ano, também destacada pelo júri uma personalidade importante no setor da sustentabilidade.