FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novo projeto de promoção internacional junta agroalimentar e enoturismo

O Projeto Taste & Feel Portugal tem por objetivo promover a internacionalização da fileira agroalimentar em articulação com a fileira do enoturismo, potenciando o aumento das exportações de bens e serviços mais sofisticados e diferenciados ligados aos territórios, aos produtos endógenos e ao mundo rural e reforçando a competitividade internacional das PME das regiões Norte, Centro e Alentejo desta fileira. Esta iniciativa é da InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro e Advid – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense.

O projeto apresenta-se como incremental e disruptivo face aos projetos que as entidades têm em curso constituindo-se como uma forma de promoção integrada do território, da sua singularidade, do seu património natural, cultural e patrimonial, da sua origem distintiva (Terroir) capaz de dar visibilidade notoriedade aos produtos e serviços portugueses nos mercados internacionais.

Esta abordagem reforça e apoia uma estratégia delineada para a economia portuguesa e para as ações coletivas, tal como são enquadradas no PORTUGAL2020, em particular,  intervindo de forma direta num contributo sério para o reconhecimento e associação internacional da imagem de Portugal à qualidade e sustentabilidade dos bens e serviços produzidos em Portugal na fileira do enoturismo e industria agroalimentar , realçando a sua sofisticação e inovação e  apoiando as PME na introdução de inovação de processo e de marketing nos seus negócios internacionais. Contribui, portanto, de forma direta para os objetivos e prioridades definidas no Aviso e para o reforço da competitividade internacional e incremento das exportações das PME portuguesas.