FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novo módulo da igus para manutenção preditiva

Com o módulo i.Cee:local, a igus desenvolveu agora uma nova casa para o seu software de smart plastics. O módulo calcula a duração de vida restante da calha articulada, cabo elétrico, guia linear ou casquilho deslizante durante o funcionamento. Isto permite optimizar a duração de vida do sistema, detetar e retificar falhas numa fase inicial, e planear a manutenção com antecedência. Com a sua multiconectividade, o i.Cee:local pode ser integrado através da Internet ou sem ligação à Internet através da rede local, dependendo das necessidades do cliente.

Os sensores smart plastics da igus: monitorizam o desgaste, medem a força de tração e fornecem informações sobre uma sobrecarga iminente. Mas como é que o gestor de manutenção obtém informações concretas sobre o estado do sistema? A nova solução da igus é o i.Cee:local. O módulo inteligente reúne os dados de todos os sistemas de smart plastics utilizados e prepara-os para o engenheiro de manutenção. O i.Cee:local tem duas funções: é a casa do software aberto i.Cee, o cérebro dos smart plastics.

Para a primeira instalação, o software é primeiro parametrizado e assim otimizado para a aplicação específica com a ajuda dos algoritmos de duração de vida da igus. "A previsão da duração de vida, que determinamos com base em milhões de dados de teste no nosso laboratório interno de 3.800 metros quadrados, é comparada e ajustada durante o funcionamento com os valores determinados, para que possa ser feita uma declaração da duração de vida em tempo real sobre a durabilidade da máquina e do sistema", explica Richard Habering, Diretor do departamento de smart plastics da igus GmbH.

Com o i.Cee:local, a manutenção pode ser planeada com antecedência, as avarias podem ser detectadas a tempo e o tempo de paragem das instalações pode ser evitado. Os custos de uma alteração antecipada podem ser reduzidos através da utilização de componentes da igus, e as peças sobressalentes também podem ser encomendadas automaticamente antecipadamente. A utilização do i.Cee:local é adequada a todos os produtos smart plastics da igus, desde casquilhos deslizantes até calhas articuladas.

Multiconectividade para uma fácil visão geral

A segunda especificação importante do i.Cee:local é a sua multiconectividade. A possibilidade de integração sem problemas nos ambientes de rede, permite a implementação de vários casos de utilização da indústria 4.0. Os dados do módulo i.Cee:local podem ser acedidos através de um visor no sistema, através de uma solução de nuvem ou de um painel de controlo IoT, como protocolo JSON/MQTT, na intranet, através da interface API REST ou diretamente via SMS ou e-mail. "Não importa se online ou offline, dependendo das necessidades do cliente, os dados podem ser acedidos rápida e facilmente pela manutenção, graças ao módulo i.Cee:local", diz Richard Habering.